Descrição de chapéu Argentina América Latina

'Dólar blue': entenda a moeda paralela da Argentina

Nesta terça (21), o câmbio ilegal sobe 13%, para 1.075 pesos argentinos; enquanto o dólar oficial está a 356 pesos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No primeiro pregão após a eleição do ultraliberal Javier Milei, o peso argentino se desvaloriza ante o chamado "dólar blue". Nesta terça-feira (21), o câmbio subiu 13%, para 1.075 pesos argentinos. Enquanto isso, o dólar oficial está a 356 pesos. Mas, o que é "dólar blue"?

O "dólar blue" é a cotação de dólar mais utilizada na Argentina. Apesar de ser clandestina, ela é a referência para a economia local, e não o "dólar oficial", cuja cotação é controlada pelo BCRA (Banco Central da República Argentina).

Pessoas passam na frente de uma casa de câmbio em Buenos Aires
Pessoas passam na frente de uma casa de câmbio em Buenos Aires; dólar blue opera em alta após vitória de Milei - Martín Zabala/Xinhua

Como sua flutuação é livre, o seu preço chega bem mais perto da realidade do peso argentino que o oficial, refletindo a oferta e a procura pela moeda. Assim, ele é utilizado no país no dia a dia, incluindo a compra e venda de imóveis e carros.

Fora que é mais fácil comprar o dólar blue do que o dólar do BCRA. Enquanto várias casas de câmbio na Argentina comercializam a moeda ilegal, a venda da oficial para pessoa física é restrita a US$ 200 por mês e taxada em 75%. As medidas são uma forma de o governo limitar a valorização do dólar oficial e mitigar a falta de reservas da moeda americana no país.

Na prática, o dólar oficial é utilizado apenas para transações financeiras e comerciais.

Há ainda outras cotações no país. Para compras em dólar no catão de crédito, há o dólar tarjeta. Para quem viaja, o dólar turismo e, para quem investe, o dólar bolsa e o dólar CCL, por exemplo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.