Descrição de chapéu Eletrobras

Falha em subestação de Furnas provoca apagão em 19 cidades do Rio

Problema ocorreu em Campos dos Goytacazes; retomada do fornecimento levou até 2h42

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Uma falha em um equipamento de Furnas, subsidiária da Eletrobras, provocou apagão em 19 municípios do interior do Rio de Janeiro na tarde desta segunda-feira (13).

O abastecimento já foi totalmente normalizado, segundo a distribuidora Enel, que atende a região afetada.

Segundo Furnas, a falha aconteceu às 16h17 em uma subestação em Campos dos Goytacazes (RJ), a 278 quilômetros da capital fluminense.

"A equipe de manutenção da Eletrobras Furnas foi prontamente acionada, tendo sido identificada a falha de um equipamento de pequeno porte", afirmou.

Torre de transmissão de energia na cidade de Itabera (SP). - Folhapress

Nas redes sociais, moradores das cidades afetadas reclamaram principalmente da falta de energia em meio à onda de calor. Em Campos, por exemplo, a previsão do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) era de que os termômetros batessem 38°C nesta segunda.

Segundo a Enel, Campos foi atingida apenas parcialmente. Outros 18 municípios da região noroeste do estado ficaram totalmente sem luz. O fornecimento foi totalmente restabelecido às 18h59, informou a distribuidora.

Furnas ainda não divulgou a causa da falha, que deve ser investigada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Disse apenas que a falha aconteceu em um "pequeno equipamento".

O último grande apagão no país também foi iniciado em equipamento de uma subsidiária da Eletrobras, a Chesf, com a queda de uma linha de transmissão no Ceará. A queda da linha, aliada à resposta ineficiente do sistema, derrubou o fornecimento em grande parte do país.

A queda da linha em si não provocaria o apagão, mas o ONS concluiu que a performance dos equipamentos de diversos parques eólicos e fotovoltaicos, no perímetro da linha de transmissão Quixadá-Fortaleza II, no Ceará, ficou aquém do previsto e derrubou o sistema.

A Enel, por sua vez, é questionada pela demora no restabelecimento da energia na região metropolitana de São Paulo após temporal há quase duas semanas. A empresa só conseguiu retomar completamente o fornecimento sete dias após o apagão.

A onda de calor vem puxando o consumo de energia no país. Em sua última projeção de consumo, divulgada na sexta (10), o ONS estimou alta de 11% em novembro, em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Norte teve a maior estimativa de alta, de 15%. Para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, o ONS previa aumento de 12,1% no consumo. Já no Sul, a estimativa era de alta de 4,4%.

"As previsões são de elevação nas temperaturas médias em grande parte do país, condição que tem impacto na carga", disse o operador.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.