Descrição de chapéu Folha Informações Brics

Empréstimo do banco do Brics foi aprovado pelo Senado e será destinado para pequenas e microempresas

Vídeo viral desinforma ao dizer que governo brasileiro obteve o crédito sem dar destinação, com anuência de Dilma Rousseff

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O projeto de resolução (PRS 44/2023) que autorizou o Brasil a fazer um empréstimo de até US$ 1 bilhão com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês) foi aprovado pelo Senado em abril deste ano. A informação foi divulgada no portal Senado Notícias. Um vídeo que viralizou nas redes sociais, publicado no mês de outubro e verificado pelo Comprova, usa essa informação para afirmar que o governo brasileiro obteve o crédito sem dar destinação aos recursos, com anuência da presidente do banco Dilma Rousseff e assinatura do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Um comentarista ainda acrescenta que, com a operação, o governo federal "pode roubar e muito".

No entanto, o próprio PRS 44/2023, de autoria da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, sinaliza qual será o destino do valor da operação de crédito: o financiamento parcial do FGI PEAC (Programa Emergencial de Acesso a Crédito), criado em 2020 para reduzir os impactos econômicos da pandemia da Covid-19 e executado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O programa garante a ampliação do acesso ao crédito para MEIs (microempreendedores individuais), MPMEs (micro, pequenas e médias empresas brasileiras).

Dilma, mulher branca, de camisa preta e blazer vermelho, fala ao microfone, sentada em uma mesa com placa branca com a sigla NBD escrita em preto. Ao fundo, dois homens sentados
Dilma Rousseff, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, em evento em Joanesburgo, na África do Sul, em agosto - Marco Longari - 24.ago.2023/AFP

O governo federal, em outubro, negou a informação de que a quantia do crédito não teria destinação determinada. Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência comunicou que o pagamento do empréstimo deverá ser feito em 30 anos, com juros de 1,64% ao ano.

Além disso, não se sustenta a afirmação de que a imprensa brasileira não teria dado publicidade à aprovação do crédito. O tema foi pautado por veículos jornalísticos como a Folha, também no mês de outubro, quando Dilma assinou o acordo para o empréstimo.

Por que investigamos

O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99486-0293.

Leia a verificação completa no site do Comprova.

A investigação desse conteúdo foi feita por Alma Preta, SBT News e CBN em 13 de dezembro pelo Comprova, coalizão que reúne 41 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por Folha, Estadão e Portal Norte.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.