Descrição de chapéu América Latina Venezuela

Ministério ataca Folha por reportagem sobre compra de energia da Venezuela

Pasta de Minas e Energia critica jornal; notícia explica medida e efeitos na conta de luz no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O MME (Ministério de Minas e Energia) divulgou uma nota nesta segunda-feira (11) atacando a Folha e seus profissionais por reportagem que trata sobre novas regras para importação de energia da Venezuela.

O texto explica como a adoção de uma nova regra para contabilizar a importação de energia teve o efeito prático de elevar para os brasileiros o custo da compra de energia da hidrelétrica de Guri, no país vizinho.

Fachada do Ministério de Minas e Energia, em Brasília. - Pedro França - 27.jan.2023 / Agência Senado.

O decreto que faz essa alteração foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia).

Sem apontar erro na reportagem, que detalha todo o processo regulatório da importação de energia, com paralelos de valores, o ministério afirmou que "o jornal mostra um desinteresse com a verdade e um possível serviço a interesses de viés político e econômico".

A pasta também afirmou que "a mesma editoria e jornalista atacam o presidente e o Ministério de Minas e Energia, servindo a interesses de mercado que não se alinham com o melhor para o consumidor."

A reportagem da Folha relatou uma medida e seus efeitos para quem paga a conta de luz no Brasil.

O MME, por meio de sua assessoria de imprensa, reclamou da primeira versão do título da reportagem que dizia "Lula libera empresa de Joesley a comprar energia da Venezuela, e Brasil pagará mais caro".

Após a queixa da pasta, o título foi atualizado para "Governo Lula libera empresa de Joesley a comprar energia da Venezuela, e Brasil pagará mais caro", o que não muda o fato de a importação dentro do novo regramento se tratar de uma decisão ligada à Presidência da República.

Procurado, o Palácio do Planalto não se manifestou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.