Descrição de chapéu Imposto de Renda Pix

Receita libera consulta ao último lote residual do Imposto de Renda 2023

Pagamento da restituição será feito a 244,5 mil contribuintes que saíram da malha fina; veja como saber se vai receber

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Contribuintes que saíram da malha fina do Imposto de Renda 2023 ou de anos anteriores podem consultar se vão receber a restituição. A Receita Federal liberou a consulta ao último lote residual do IR deste ano.

A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, em www.gov.br/receitafederal, ou por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets.

Ao todo, serão pagos R$ 370,5 milhões para 244,5 mil contribuintes. O crédito bancário será realizado na quinta-feira (28).

Contribuintes que saíram da malha fina do IR podem consultar se vão receber a restituição no último lote de 2023 - Gabriel Cabral/Folhapress

Do total liberado, R$ 268,9 milhões são para os contribuintes que têm prioridade legal, sendo:

  • 4.314 idosos acima de 80 anos
  • 39.830 contribuintes entre 60 e 79 anos
  • 4.945 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave
  • 8.831 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • 93.584 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem feito declaração pré-preenchida ou aceitado receber a restituição por Pix.

Foram contemplados ainda 92.972 contribuintes não prioritários.

COMO FAZER A CONSULTA DA RESTITUIÇÃO

A consulta é feita pela internet, no site da Receita Federal. O contribuinte precisa informar o número do CPF, a data de nascimento e os dados solicitados na tela.

Por essa consulta mais simples, o sistema não informa o valor da restituição, mas para quem entrar no lote aparecerá que o pagamento será feito no dia 31 e a forma indicada pelo contribuinte para depósito, se conta bancária ou Pix.

A Receita informa que disponibiliza ainda o aplicativo para tablet e celular no qual é possível consultar diretamente a liberação da restituição, além de situação cadastral de uma inscrição no CPF, por exemplo.

A consulta feita pelo Portal e-CAC, que é o Centro de Atendimento Virtual do fisco, é mais completa. Para isso, é preciso ter senha gov.br nível prata ou ouro. Veja o que fazer:

  1. Acesse o Portal e-CAC e vá em "Entrar com gov.br"
  2. Na página seguinte, informe o CPF e vá em "Continuar"
  3. Depois, digite a senha e vá em "Entrar"
  4. Em "Serviços em destaque", vá em "Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)"

Se, por algum motivo, o cidadão não receber os valores, seja porque errou ao informar algum dado da conta ou porque a conta foi fechada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o contribuinte poderá reagendar o crédito no Portal BB, em https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-7290001 (demais localidades) e 0800-7290088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o pagamento não seja solicitado no prazo de um ano, é possível reagendar o depósito por meio do portal e-CAC, em "Declarações e Demonstrativos". Depois, vá em "Meu Imposto de Renda" e clique em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.