Descrição de chapéu Estados Unidos aeroportos

EUA aprovam programa de inspeção para retomar voos do Boeing 737 Max

United Airlines disse que espera que as aeronaves paradas voltem ao serviço a partir de domingo (28)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York | AFP

Os reguladores dos Estados Unidos aprovaram nesta quarta-feira (24) um plano detalhado de inspeção para permitir que os aviões Boeing 737 Max voltem a voar, após um pouso de emergência que os manteve em solo desde o início deste mês.

Pouco depois de a Administração Federal de Aviação (FAA) anunciar os protocolos de inspeção para os Boeing 737 Max 9, a United Airlines disse que espera que as aeronaves paradas voltem ao serviço a partir de domingo (28).

"Só devolveremos cada avião MAX 9 ao serviço uma vez que este processo de inspeção abrangente tenha sido concluído", disse um comunicado de Toby Enqvist, diretor de operações da United.

Logo da Boeing - Peter Cziborra - 20.jul.2022/Reuters

"Estamos preparando os aviões para voltar ao serviço programado a partir de domingo".

O anúncio da FAA é um passo importante depois que a agência deixou em terra 171 aviões Max 9 após o incidente em 5 de janeiro em um avião da Alaska Airlines.

Os aviões 737 Max parados têm a mesma configuração do avião da Alaska Airlines que sofreu a ruptura de um painel da fuselagem, expondo os passageiros ao ar livre e forçando um pouso de emergência.

Ninguém ficou ferido no incidente, mas os inspetores de segurança disseram que poderia ter sido catastrófico.

Sob o processo de "manutenção aprimorada" da FAA, as companhias aéreas realizarão uma inspeção em porcas e acessórios específicos, inspeções visuais detalhadas de plugues e componentes e abordarão "qualquer dano ou condição anormal", disse a FAA.

A inspeção garantirá que as peças "estejam em conformidade com o design original, que é seguro para operar", afirmou a FAA.

"Esta aeronave não será operada até que o processo seja concluído e a conformidade com o design original seja confirmada".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.