Descrição de chapéu 5g internet tecnologia

Telenor inaugura estação de telefonia móvel na parte mais extrema da Antártida

Novo serviço cobre estação de pesquisa Troll, com foco em crise climática

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Terje Solsvik
Oslo | Reuters

A norueguesa Telenor informou nesta segunda-feira (5) que inaugurou a estação base de telefonia móvel mais ao sul do mundo na Antártida, levando pela primeira vez serviços regulares de telefonia a um canto do continente gelado.

O novo serviço 4G que cobre a remota estação de pesquisa Troll e seus arredores aumentará a segurança dos cientistas e da equipe e permitirá o uso de dispositivos que coletam e carregam informações em tempo real, informou o grupo.

A estação Troll, parte do Instituto Polar Norueguês, conta com uma equipe durante todo o ano, realizando pesquisas e coletando dados que vão desde o estudo das geleiras e da geologia até o tempo, o clima e a radiação.

Pinguins são vistos no topo de um iceberg, em região da Antártida sob investigação de cientistas sobre crise climática
Pinguins são vistos no topo de um iceberg, em região da Antártida sob investigação de cientistas sobre crise climática - Natalie Thomas/Reuters

O novo serviço complementa o recente estabelecimento pela Telenor das torres de telefonia móvel mais setentrionais do planeta no assentamento Ny-Aalesund, no arquipélago ártico de Svalbard, disse o executivo da Telenorn Christian Skottun cuja unidade construiu ambas as instalações.

"Isso abre novas possibilidades para a coleta de dados de sensores em um ambiente de clima severo", disse Skottun à Reuters.

Embora a tecnologia de telefonia móvel utilizada seja a mesma de outros locais, foram tomadas medidas especiais para proteger o equipamento de ventos de alta velocidade e baixas temperaturas, acrescentou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.