Nas urnas, parisienses triplicam taxa de estacionamento para SUVs e declaram guerra a carros grandes

Veículos utilitários esportivos são alvo de crítica pela alta emissão de gases poluentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pierrick Yvon
Paris | AFP

Os parisienses aprovaram neste domingo (4), por 54,55% dos votos, um referendo para triplicar as tarifas de estacionamento dos veículos utilitários esportivos, conhecidos como SUVs e apontados como muito poluentes.

Pouco mais de 78 mil pessoas do 1,3 milhão convocado, ou 5,7%, votaram "a favor ou contra a criação de uma tarifa específica para o estacionamento de veículos individuais pesados, volumosos e poluentes".

Panfleto na capital francesa questiona: "mais ou menos SUVs em Paris?" Imagem destaca o menos, na cor vermelha, e traz desenho de um veículo utilitário esportivo, também em vermelho
Panfleto na capital francesa questiona: "mais ou menos SUVs em Paris?" - AFP

O referendo visava aos veículos utilitários esportivos, que combinam características de um carro de passeio com as de um 4x4.

Segundo o projeto municipal, o visitante cujo veículo a combustão ou elétrico híbrido plug-in ultrapassar 1,6 toneladas —duas toneladas, no caso de um veículo elétrico—, terá que pagar 18 euros (R$ 96,17) por hora para estacionar nos distritos centrais de Paris, e 12 euros (R$ 64,11) nos distritos exteriores.

A prefeita, Anne Hidalgo, do Partido Socialista, comemorou "a escolha clara dos parisienses" a favor de uma medida "boa para a saúde e o planeta".

De acordo com a prefeitura, a nova tarifa não afetará "os residentes parisienses e profissionais estacionados em sua zona de estacionamento autorizada, taxistas em estações específicas, artesãos, profissionais da saúde", ou pessoas com deficiência.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.