Vale avalia alternativas sobre presidente e diz que decidirá até fim de maio

Mineradora diz que avalia perfil e atributos de possíveis candidatos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Letícia Fucuchima
São Paulo | Reuters

A Vale disse nesta terça-feira (6) que está avaliando eventual renovação de contrato de seu atual presidente, Eduardo Bartolomeo, ou a realização de um processo sucessório, já que o mandato do executivo se encerra em 26 de maio.

Em comunicado ao mercado, a mineradora esclareceu que a decisão de seu conselho de administração, que tem competência exclusiva para decidir sobre a escolha do presidente da companhia, poderá ocorrer até o término previsto do mandato em vigor de Bartolomeo.

Fachada de sede da Vale no Rio de Janeiro
Fachada de sede da Vale no Rio de Janeiro - Pilar Olivares - 20.ago.2014 / Reuters

"Em qualquer cenário, a definição do presidente da companhia deverá considerar as qualificações estabelecidas em política de indicação de administradores, bem como os atributos e o perfil necessários para a posição frente a estratégia e desafios futuros da Vale", disse a companhia.

Na última sexta-feira (2), o conselho de administração da mineradora decidiu por mais um tempo para analisar relatório de recomendações sobre a sucessão.

O relatório recomendoua elaboração de uma lista de candidatos à vaga, da qual Bartolomeo pode fazer parte, e considerou que a avaliação de outros candidatos pode ser benéfica à companhia. A recomendação deve ser apreciada pelo conselho nesta semana.

A sucessão no comando da Vale foi alvo de pressões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tentou emplacar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega no cargo, mas desistiu na semana passada após ouvir que o nome não teria votos suficientes.

O governo não tem interesse na renovação do mandato de Bartolomeo, que vence em maio.

Com informações de Nicola Pamplona

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.