Veja estratégias para estudar para o concurso nacional unificado

Seleção é a mais ampla já realizada no país, com provas em 220 cidades, incluindo todas as capitais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com 2,144 milhões de inscritos, o CPNU (Concurso Público Nacional Unificado) entra para a história como um dos mais concorridos, segundo o MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos), que detalhou o perfil dos candidatos nesta sexta-feira (23).

O "Enem dos Concursos" é a seleção mais ampla já realizada, com provas em 228 cidades, incluindo todas as capitais. São 6.640 vagas em 21 órgãos públicos.

Concurso nacional unificado
Concurso nacional unificado é dividido em blocos temáticos e bateu recorde de inscrições - Reprodução

As provas serão realizadas em 5 de maio. O candidato deve checar as informações sobre o seu local de prova no sistema de inscrição online, levar caneta preta e chegar uma hora antes do horário previsto. O teste da manhã começará às 9h (horário de Brasília), com a abertura dos portões às 7h30 e o fechamento será 8h30. A duração será de 2h30.

No mesmo dia será realizada a segunda prova, que começará às 14h30, com os portões abrindo às 13h e fechando às 14h. Os concorrentes terão 3h30 para entregar o teste.

"Boa sorte a todo mundo que se inscreveu. A gente está muito feliz com o resultado das inscrições e também esperamos estar muito felizes com o resultado do concurso, aguardando ansiosamente os funcionários públicos", disse a ministra Esther Dweck, do MGI, durante a apresentação dos dados.

O objetivo é selecionar servidores que possam sanar os déficits de profissionais em ministérios e outros departamentos, ampliar o acesso ao emprego público e a diversidade no governo federal, além de encontrar cidadãos cuja vocação seja o funcionalismo.

A amplitude do concurso eleva as chances de aprovação —o candidato pode concorrer a mais de um cargo dentro do bloco temático que escolheu— ao mesmo tempo que traz desafios a quem vai prestar a prova, já que a seleção é diferente de tudo o que já foi feito no país e não há provas anteriores nas quais os candidatos possam se basear.

A Folha conversou com professores de cursinhos preparatórios para concursos e traz as principais dicas de como conseguir um bom desempenho nas provas, mesmo começando a estudar apenas agora, após a divulgação dos editais.

Eduardo Cambuy, professor do Gran e especialista em aprendizagem, acredita que o concurso será "menos difícil" do que outros, por ser mais genérico na cobrança de alguns conteúdos. "Por ser unificado não será possível cobrar questões bem particulares, bem necessárias e específicas dos cargos", afirma.

Mateus Andrade, professor especialista em concurso público, diz que o grau de dificuldade vai depender muito do cargo escolhido. Além disso, acredita que vagas que exigem formação específica trazem maior chance de aprovação aos candidatos. "Para eles é possível ser aprovado, porque a concorrência é menor."

Quais matérias estudar para o concurso nacional unificado?

Segundo especialistas, os candidatos terão menos matérias para estudar do em outros concursos. Em vez de 12 ou 15 matérias, são oito. É preciso avaliar o conteúdo pedido em cada bloco temático e focar especialmente nas matérias genéricas, comum a todos os candidatos e específicas do serviço público.

Quais são as chances de passar no concurso para quem está começando agora?

Quem está começando agora tem plenas chances de competir e passar porque o formato do edital e do conteúdo apresentado não beneficia apenas quem já estava estudando há muito tempo. Estão todos partindo quase do mesmo ponto em diversas matérias. Por isso é possível chegar competitivo mesmo começando a estudar agora.

Quais as principais estratégias de estudo?

O candidato precisa entender muito bem o bloco temático escolhido no concurso nacional unificado e montar um plano de estudo para que consiga se dedicar a boa parte do conteúdo exigido no bloco. Não dá tempo de ver tudo e em quase todos os concursos isso é normal. Porém, o concurseiro deve ter um plano bem estruturado para conseguir ver grande parte do conteúdo e fazer muitas questões. Ter um material direcionado para concurso público também faz muita diferença.

Como dividir os estudos para passar no concurso?

A primeira coisa a ser feita é avaliar o bloco escolhido e o peso de cada eixo do principal cargo, colocando em ordem de importância. A dica é separar em três blocos: o primeiro tem que ser o bloco mais importante, seguido pelos dois menos importantes e fechando com a parte específica da vaga.

É preciso fazer cursinho?

A recomendação dos especialistas é que os candidatos façam cursinho, se possível. Pode ser online, presencial ou por meio de aplicativo. A vantagem é direcionar o conteúdo com orientação de quem já entende do assunto, mas há o custo. No entanto, é possível estudar sozinho, com estratégias, foco e dedicação.

Há ferramentas online que ajudam nos estudos? Quais são?

Sim, há podcasts que podem ser ouvidos nos seus deslocamentos ou enquanto está no trânsito, ferramentas como plataformas de questões online em que é possível selecionar perguntas da banca Cesgranrio e aplicativos de repetição espaçada ou de flashcards que ajudam na memorização e revisão do conteúdo.

É necessário ter apostila do concurso nacional unificado?

Ter uma apostila que detalhe os conteúdos do bloco escolhido é essencial. Quem já está matriculado em cursinho ou pretende se matricular terá acesso ao material. Quem não se matriculou pode ter as apostilas como um forte material de apoio. Lembrando que a apostila deve ser comprada por bloco temático.

Como o concurseiro deve organizar sua rotina de estudos?

O concurseiro deve colocar o estudo como sua prioridade de agora até maio. É necessário abrir mão de passeios, distrações, celulares, séries, plataformas de streaming, por exemplo, para focar exclusivamente no estudo para concurso público. A maior parte do tempo livre deve ser destinada à preparação, mas é importante manter três pontos principais nesta fase: rotina de sono, atividade física e tempo de qualidade com os familiares. O resto deve ficar em segundo plano para a tão sonhada aprovação.

A internet é aliada ou pode atrapalhar os estudos?

Segundo os professores, a internet pode ser uma grande aliada se o concurseiro souber utilizar recursos tecnológicos para estudar, como, por exemplo, ouvir algumas aulas e acessar conteúdos de forma gratuita ou também de forma paga. Mas, do mesmo jeito que ajuda, pode atrapalhar. Se você começa a se distrair com a internet, perde seu estudo de qualidade.

Como são as provas da Cesgranrio?

Segundo Mateus Andrade, a Cesgranrio é uma banca tradicional, com mais 50 anos e organizadora de concursos há muito tempo. Seu perfil não é muito inovador, por isso, ela deve trabalhar a literalidade. O governo quer mais interpretação do que decoreba, e o conteúdo da Cesgranrio é um misto entre a letra da lei com um pouquinho mais de interpretação. É uma banca previsível, em que o candidato tem muitas questões para procurar, então não tem muita dificuldade para estudar. Geralmente, suas questões são de múltiplas alternativas com apenas uma resposta correta, bem o modelo tradicional de prova.

Quais são os próximos passos do concurso nacional unificado?

  • a partir de 25/04/2024 – divulgação dos cartões de confirmação
  • 05/05/2024 – aplicação das provas
  • 07/05/2024 - divulgação dos gabaritos
  • 21/06/2024 - divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar das provas discursivas
  • 29/06/2024 - divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva
  • 29/06/2024 a 1º/07/2024 - envio dos títulos
  • 16/07/2024 - resultado preliminar da avaliação de títulos
  • 30/07/2024 – divulgação final dos resultados
  • 05/08/2024 – início da convocação para posse e cursos de formação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.