Veja quem é quem no conselho de administração da Vale

Acionistas relevantes têm 5 dos 13 assentos do colegiado; uma cadeira está vaga após renúncia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O conselho de administração da Vale é composto por 13 membros, mas ficou com apenas 12 integrantes após renúncia de José Luciano Penido, que criticou a solução negociada para a transição no comando da companhia.

Entre os membros atuais, cinco são ligados a acionistas relevantes: dois à Previ, que gere a aposentadoria dos funcionários do Banco do Brasil; um à japonesa Mitsui; um ao Bradesco e um à Cosan, do empresário Rubens Ometto.

Membros do conselho de administração da Vale

A Vale é uma companhia sem controlador definido e, por isso, tem um grande número de conselheiros independentes, apoiados por grandes investidores institucionais.

Veja quem é quem no colegiado que decide a estratégia da mineradora.

Daniel Stieller, presidente do conselho
Indicado pela Previ, fez carreira no Banco do Brasil, chegando a presidir a fundação no governo Jair Bolsonaro (PL). Está no conselho da mineradora desde novembro de 2021.

Quem é quem no Conselho da Vale - Daniel Stieller

Marcelo Gasparino, vice-presidente do conselho
Advogado com participação em conselho de grandes empresas, como Petrobras e Eletrobras. É ligado ao banqueiro Juca Abdalla, do banco Clássico, e professor da Fundação ENÁ – Escola de Governo, para certificação de administradores de empresas estatais e sociedades de economia mista.

Quem é quem no Conselho da Vale - Marcelo Gasparino

André Viana Madeira
Representa os funcionários da Vale no conselho de administração. Preside o sindicato Metabase, que representa trabalhadores da mineradora, de Itabira (MG) e região.

Quem é quem no Conselho da Vale - André Viana Madeira

Fernando Buso Jorge Gomes
Indicado pelo Bradesco. Preside a Bradespar, a empresa de participações do banco. Foi diretor da Valepar, holding que controlava a mineradora antes do fim do acordo de acionistas que a transformou numa empresa sem controlador definido.

Quem é quem no Conselho da Vale - Fernando Buso Jorge Gomes

João Luis Fukunaga
Indicado pela Previ, é funcionário de carreira do Banco do Brasil. Em fevereiro de 2023, foi indicado pelo governo Lula a presidir a fundação que rege as aposentadorias dos funcionários do Banco do Brasil. Dirigiu o sindicato dos bancários de São Paulo.

Quem é quem no Conselho da Vale - João Luis Fukunaga

Shunji Komai
É vice-presidente das operações brasileiras da Mitsui, sócia da Vale responsável por sua indicação ao conselho. Tem carreira na companhia japonesa, que é também uma grande cliente da mineradora brasileira.

Quem é quem no Conselho da Vale - Shunji Komai

Luiz Henrique Guimarães
Indicado pela Cosan, empresa que preside desde 2020. Passou os últimos anos em posições de liderança no conglomerado de Rubens Ometto, tendo presidido a Raízen e a distribuidora de gás canalizado Comgás.

Quem é quem no Conselho da Vale - Luiz Henrique Guimarães

Douglas James Upton
Conselheiro independente, foi sócio, diretor e analista no The Capital Group, gestora de fundos de investimentos com participação relevante na Vale. Fez carreira no mercado financeiro, com passagem por bancos como JP Morgan e HSBC.

Quem é quem no Conselho da Vale - Douglas James Upton

Manuel Oliveira
É o líder dos conselheiros independentes. Fez carreira no setor de mineração, em empresas como Anglo American e De Beers. Participa de conselhos de administração de outras empresas internacionais do setor.

Quem é quem no Conselho da Vale - Manuel Oliveira

Paulo Hartung
Conselheiro independente, foi governador do Espírito Santo, estado em que a Vale tem importantes instalações, entre 2015 e 2018. É presidente do IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), associação que reúne a cadeia produtiva de árvores plantadas para fins industriais.

Quem é quem no Conselho da Vale - Paulo Hartung

Rachel Oliveira Maia
Conselheira independente, é fundadora e presidente da RM Consulting, especializada em sustentabilidade e lideranças. Participa do conselho de outras grandes empresas, como Banco do Brasil e CVC Corp.

Quem é quem no Conselho da Vale - Rachel Oliveira Maia

Vera Marie Inkster
Conselheira independente, é graduada em administração de empresas e tem carreira no setor de mineração. É diretora da Lucara Diamond, produtora independente de diamantes em Botswana.

Quem é quem no Conselho da Vale - Vera Marie Inkster

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.