Criação de cidade utópica de bilionários na Califórnia poderá ser decidida nas eleições

Grupo dos EUA conseguiu apoio suficiente dos residentes de Solano para incluir mudança de zonemento nas cédulas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nadia Lopez
Bloomberg

Um grupo apoiado por investidores do Vale do Silício com o objetivo de construir uma cidade do zero na Califórnia, nos Estados Unidos, conseguiu apoio suficiente dos residentes para colocar uma medida-chave de mudança de zoneamento na cédula eleitoral das eleições de novembro do país.

A campanha disse na terça-feira (30) que ultrapassou as 13 mil assinaturas necessárias, obtendo o endosso de mais de 20 mil residentes do Condado de Solano, uma comunidade em grande parte agrícola localizada a nordeste de San Francisco.

A iniciativa, se aprovada pelos eleitores do condado, abriria caminho para o início da construção da cidade ao revogar leis restritivas de zoneamento da década de 1980, que limitam o loteamento fora das cidades já existentes.

Terra que foi comprada pelo Flannery Associates, grupo por trás do California Forever - Justin Sullivan - 29.ago.2023/Getty Images via AFP

"Esse número reflete a amplitude e a profundidade do apoio ao East Solano Plan em todo o Condado de Solano, de pessoas de todas as esferas da vida, de todas as partes do condado", disse Jan Sramek, ex-trader do Goldman Sachs que é o fundador e CEO da empresa por trás do projeto, California Forever.

A medida proposta para estar na cédula de votação inclui mudanças de zoneamento para permitir o loteamento de 70 quilômetros quadrados para a nova cidade, que espera abrigar 50 mil residentes.

Com apoiadores incluindo o ex-presidente da Sequoia Capital, Michael Moritz, e a investidora de impacto social Laurene Powell Jobs, Sramek e sua equipe dizem estar em missão para amenizar a crise habitacional da Califórnia e restaurar a era dos centros urbanos caminháveis, que foi perdida para o surgimento dos subúrbios e da cultura americana voltada para os carros.

O anúncio de terça-feira em um evento em Vallejo é um marco significativo para uma campanha que tem sido marcada por controvérsias desde o início.

Desde que foi revelado ao público, o projeto secreto enfrentou críticas ferozes de moradores locais, agricultores e políticos que acusaram Sramek e seus apoiadores de usar táticas de intimidação para adquirir as terras necessárias para construir o empreendimento.

Muitos residentes expressaram preocupações sobre o futuro dos agricultores da comunidade e o impacto do projeto sobre o meio ambiente. E, nos últimos meses, a campanha tem sido mais examinada depois que autoridades do condado disseram que alguns residentes que assinaram a petição da cédula se sentiram confusos ou enganados sobre o que haviam assinado.

Imagem aérea de fazenda comprada pela Flannery perto de Rio Vista, na Califórnia
Imagem aérea de fazenda comprada pelo grupo por trás do California Forever perto de Rio Vista, na Califórnia - Justin Sullivan - 29.ago.2023/Getty Images via AFP

Outro obstáculo envolveu a segurança em torno da Base Aérea de Travis, embora autoridades militares tenham dito no início deste ano que suas preocupações foram resolvidas.

Se a medida for aprovada em novembro, Sramek disse que ajudará a gerar milhares de novos empregos para os residentes, estimulará a construção de moradias acessíveis e criará uma comunidade densa e verde em um estado que luta para amenizar uma crise habitacional que excluiu a maioria dos californianos da compra de uma casa.

Completar o projeto na região entre a San Francisco Bay Area e a capital da Califórnia, Sacramento, pode levar até 50 anos.

"Estamos aqui porque acreditamos no Condado de Solano", disse Sramek. "Queremos acabar com essas longas viagens de ida e volta e ter empregos bem remunerados aqui perto."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.