Táxi autônomo da Amazon iniciará testes em mais duas cidades dos EUA

Empresa fará testes em Miami e Austin em meio a investigação sobre segurança de veículos sem motorista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York | Reuters

A Zoox, unidade de táxis robóticos da Amazon, anunciou que planeja começar a testar seus veículos autônomos nas cidades norte-americanas de Austin e Miami, nos primeiros testes da tecnologia fora da região oeste dos Estados Unidos.

A companhia implantará uma frota formada por utilitários Toyota Highlander adaptados com motoristas de segurança humanos em pequenas áreas próximas aos distritos comerciais e de entretenimento das duas cidades, disse a empresa em comunicado na quarta-feira (5).

Dois veículos autônomos compactos percorrem um estacionamento sob um céu azul claro, simbolizando avanços na tecnologia de transporte. Equipados com sensores e câmeras, esses veículos representam uma nova era de mobilidade urbana, onde a condução autônoma promete maior segurança e eficiência nas estradas.
Táxi autônomo da Zoox realiza testes em rua na cidade de Freemont, nos EUA - Carlos Barria/Reuters

Na Califórnia e em Nevada, a Zoox vem testando seus veículos autônomos projetados por ela mesma, que são construídos sem volantes e pedais e têm espaço para quatro passageiros, sendo dois de frente um para o outro.

O anúncio foi feito em meio a uma investigação da NHTSA (Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário) sobre 500 veículos da Zoox equipados com sistemas de direção automatizada após dois acidentes.

Austin e Miami marcarão o quarto e o quinto locais de testes públicos da Zoox, já tendo estabelecido operações em San Francisco, Las Vegas e Seattle.

A Zoox disse que ainda não oferecerá viagens em Austin e Miami, mas está explorando várias cidades para ofertas comerciais após seu lançamento inicial em seus mercados-alvo de Las Vegas e San Francisco.

Juntamente com a Zoox, empresas de táxis autônomos, como a Cruise, da General Motors, e a Waymo, da Alphabet, estão envolvidas em investigações da NHTSA sobre o desempenho de carros sem motorista.

A Cruise disse na segunda-feira que retomou operações em Dallas com uma pequena frota com motoristas humanos, depois de ter interrompido o serviço após um incidente em São Francisco que envolveu um de seus carros em outubro do ano passado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.