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Eve, da Embraer, exibe protótipo de táxi voador com planos de lançamento para 2026

Companhia espera voar o protótipo até o final deste ano ou início de 2025, disse o presidente-executivo

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Reuters

A fabricante de aeronaves elétricas Eve apresentou pela primeira vez o protótipo em escala real de seu "táxi voador", alcançando um marco, já que a empresa pretende que o modelo obtenha certificação e entre em serviço em 2026.

A Eve, controlada da Embraer, lançou o protótipo da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical, de sigla eVTOL, em evento com investidores e clientes na instalação industrial da fabricante brasileira de aviões em Gavião Peixoto (SP), em 3 de julho.

A empresa faz parte de um grupo de startups em todo o mundo que desenvolvem aeronaves movidas a baterias que podem decolar e pousar verticalmente e são voltadas para viagens curtas de passageiros em cidades.

Imagem de um helicóptero preto estacionado dentro de um hangar. Há vários técnicos ao redor da aeronave, aparentemente realizando manutenção ou inspeção. O hangar é espaçoso e bem iluminado, com estruturas metálicas visíveis ao fundo.
Protótipo em escala real do táxi voador desenvolvido pela fabricante de aeronaves elétricas Eve, do grupo Embraer, em evento em Gavião Peixoto (SP) - Amanda Perobelli/REUTERS

A Eve espera voar o protótipo até o final deste ano ou início de 2025, disse o presidente-executivo da companhia, Johann Bordais no evento, após a empresa iniciar os testes de solo em julho.

O primeiro modelo é equipado com motores elétricos, mas não possui cabine nem piloto. A aeronave final terá capacidade para quatro passageiros e um piloto.

"Esse protótipo é totalmente remoto para testar a aerodinâmica... Fazer o voo vertical e depois o voo que a gente chama de transição, de vertical transicionar para o voo horizontal", disse Bordais.

O executivo disse que ter o protótipo em escala real pronto para testes é mais um passo para a certificação da aeronave, que a Eve espera alcançar até 2026. A Eve solicitou a certificação em 2022 à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

A Eve terá cinco protótipos prontos no próximo ano e um eVTOL pré-série até 2026 como parte do processo de certificação, disse Bordais.

"Desafios existem, não é trivial. Nós estamos no limite da tecnologia do que se faz no mundo aeronáutico...Esse momento agora de fazer os testes é primordial para nós."

NOVO INVESTIMENTO

A Eve estreou na Bolsa de Valores de Nova York em 2022, arrecadando quase US$ 400 milhões para o desenvolvimento de seu eVTOL, um projeto inicialmente previsto para custar US$ 540 milhões. Posteriormente, a empresa garantiu um empréstimo de US$ 92 milhões do BNDES.

Os investidores incluem companhias aéreas, fornecedores de componentes e sistemas e instituições financeiras. Entre os investidores da Eve estão United Airlines, BAE Systems, Tales, Rolls Royce, Acciona e Bradesco BBI.

Este mês, a empresa anunciou uma nova rodada de captação de recursos totalizando US$ 94 milhões, com investimentos da Embraer e da japonesa Nidec., um de seus principais fornecedores.

"O novo investimento dá o conforto de poder continuar a desenvolver esse produto até 2027", disse Bordais. O executivo afirmou que os recursos disponíveis para a companhia atendem às necessidades de caixa da Eve durante o processo de certificação. "A gente tinha caixa para 2025 e agora vai empurrar para 2027."

A Eve acumulou quase 3 mil encomendas potenciais antes da produção da primeira aeronave final. Os clientes interessados incluem a companhia aérea norte-americana United, a empresa charter Global Crossing e a locadora de aeronaves Azorra.

"A gente não precisa converter agora (as cartas de intenção em pedidos firmes)", disse Bordais se referindo à situação da empresa após a nova rodada de investimentos.

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