Produção nacional de veículos tem alta de 0,5% no primeiro semestre

Venda de leves e pesados registra crescimento de 14,6% em relação ao mesmo período de 2023

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A produção de veículos leves e pesados terminou o primeiro semestre com alta de 0,5%, o que indica estabilidade. A informação foi divulgada nesta quinta (4) pela Anfavea (associação das montadoras).

Foram fabricadas 1,14 milhão de unidades no país entre janeiro e julho. As montadoras operam com 45% de ociosidade atualmente.

A imagem mostra um homem agachado inspecionando a parte frontal de um carro preto estacionado em uma calçada. Ao fundo, há outros carros estacionados em frente a uma concessionária de automóveis. Na parede da concessionária, há uma placa vertical vermelha com a palavra 'automóveis' e outra placa com a palavra 'comprando'.
Produção de veículos tem alta de 0,5% no Brasil no primeiro semestre - Rivaldo Gomes - 05.jun.2020/Folhapress

As vendas acumulam alta de 14,6% no primeiro semestre, com 1,14 milhão de veículos leves e pesados emplacados entre janeiro e junho. O dado foi divulgado pela Fenabrave (associação dos distribuidores de veículos).

"Com exceção dos comerciais leves, todos os segmentos tiveram alta na comparação com o mês anterior. O crédito tem tido um papel importante neste resultado", diz, em nota, Andreta Jr., presidente da Fenabrave. "Vale dizer que os emplacamentos acumulados até junho são os melhores para o período desde 2014."

O cruzamento dos dados de venda e produção mostram as dificuldades de momento no setor de exportações e a forte presença de modelos importados no mercado nacional.

A Anfavea tenta frear a chegada de modelos chineses no mercado nacional, que tem crescido em segmentos de maior rentabilidade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.