Ex-líder catalão Carles Puigdemont pode ser preso na Finlândia

Caso volte à Espanha, o político pode pegar até 25 anos de prisão, acusado de rebelião e conspiração 

Reuters

O ex-líder catalão Carles Puigdemont pode ser preso na Finlândia depois que autoridades do país escandinavo receberam um mandado internacional para a sua detenção, emitido pela Espanha.

Caso volte à Espanha, Puigdemont pode pegar até 25 anos de prisão, acusado de rebelião e conspiração por participar da organização de um referendo ilegal sobre a separação da Catalunha no ano passado.

Retrato do ex-líder catalão Carles Puigdemont, durante uma região na Bélgica
O ex-líder catalão Carles Puigdemont, durante uma região na Bélgica - Eric Vidal/Reuters

Puigdemont, quando localizado, vai passar por um processo normal de extradição, informaram autoridades finlandesas em um comunicado neste sábado (23).

Em uma entrevista à rádio Catalunya, o advogado de Puigdemont, Jaume Alonso-Cuevillas, afirmou que seu cliente estaria preparado para se apresentar à polícia finlandesa. 

O político deixou a Espanha e foi para a Bélgica no ano passado, pouco depois de o parlamento catalão fazer uma declaração simbólica de independência. Na quinta-feira (21), ele foi à Finlândia para se encontrar com parlamentares e comparecer a uma conferência. 

Na sexta-feira (22), o juiz espanhol da suprema corte Pablo Llarena determinou que 25 políticos separatistas, incluindo Puigdemont, devem enfrentar julgamentos por rebelião, apropriação indevida de fundos ou desobedecimento ao Estado. 

Do 25, cinco foram presos antes de seus julgamentos, entre eles Jordi Turull, um aliado próximo a Puigdemont que passaria por uma segunda eleição neste sábado para se tornar o próximo presidente regional.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.