Descrição de chapéu Venezuela Nicolás Maduro

Moradores de cidade de RR expulsam imigrantes venezuelanos de abrigo

Ataque ocorreu após briga que deixou dois mortos; pertences de estrangeiros foram queimados

Fabiano Maisonnave
Manaus

Em reação a uma briga entre venezuelanos e brasileiros que deixou dois mortos, dezenas de moradores de Mucajaí (a 57 km de Boa Vista) expulsaram imigrantes de um abrigo e em seguida queimaram os seus pertences.

O ataque aconteceu na tarde de segunda-feira (19). Assustados, alguns venezuelanos fugiram de ônibus para Manaus, enquanto outros voltaram ao abrigo por falta de opção, segundo a irmã Telma Lage, coordenadora do Centro de Migrações e Direitos Humanos da Diocese de Roraima.

“O pouco que eles tinham foi queimado”, diz Lage. “E o que é mais preocupante é que a gente percebe uma onda de levantes nesse sentido. Há informação não confirmada de que estão marcando outras manifestações desse tipo."

Segundo relatos da imprensa local, um brasileiro e um venezuelano morreram durante uma briga, na madrugada do domingo (18). Outro venezuelano acabou preso.

O clima é de muita insegurança”, afirma a religiosa. "Estamos falhando naquilo que eles buscam em nós, que é a proteção.”

Roraima é a porta de entrada de dezenas de milhares de venezuelanos que fogem da crise econômica provocada pelo ditador Nicolás Maduro. Ao menos 40 mil vivem em Boa Vista (RR), segundo a prefeitura.

Venezuelanos dormem ao relento em acampamento improvisado na praça Simón Bolívar, em Boa Vista, no sábado
Venezuelanos dormem ao relento em acampamento improvisado na praça Simón Bolívar, em Boa Vista (RR), no sábado (17) - Edmar Barros/Futura Press/Folhapress

Apesar do estrangulamento dos sistemas de saúde e de assistência social em Roraima por causa da imigração, o Brasil é um dos países da região que menos recebem venezuelanos, atrás de destinos como Panamá e República Dominicana. Na Colômbia, principal destino, estão ao menos 400 mil.

Após visita recente a Boa Vista, o presidente Michel Temer (MDB) anunciou que iria transferir venezuelanos a outras regiões do país, o que não aconteceu até agora. O destino seria determinado de acordo com a vontade dos imigrantes.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.