Explosão na faixa de Gaza mata seis pessoas ligadas ao Hamas

Grupo culpou o governo israelense pelo caso, mas não apresentou provas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gaza | AFP e Reuters

Uma explosão na faixa de Gaza neste sábado (5) matou seis membros do Hamas, disse o grupo. A facção culpou Israel pelo caso, mas o governo do premiê Binyamin Netanyahu não quis responder comentar a acusação. 

Segundo o ministério da Saúde de Gaza, seis pessoas morreram e três ficaram feridas em uma explosão que parecia acidental na zona de Az Zawayda, no centro do enclave.

As vítimas faziam parte das Brigadas Ezedin al-Qasam, braço armado do Hamas, disse o próprio grupo em counicado. A nota também disse que Israel foi o culpado pela explosão, mas não explica como isso teria acontecido. 

O grupo também não apresentou nenhuma prova de que houve um bombardeio israelense ou de que Tel Aviv estivesse envolvido de alguma maneira.  

Segundo o comunicado, o incidente aconteceu durante uma "operação complexa de segurança". O Hamas, que controla a faixa de Gaza, classificou o caso como um "crime deplorável", cometido pelos "inimigos sionistas".

Uma porta-voz do Exército israelense disse que não iria comentar sobre o caso. 

A explosão acontece em meio aos protestos semanais feitos pelos palestinos e apoiados pelo Hamas na fronteira entre a faixa de Gaza e Israel. Desde o início dos atos, em 30 de março, 43 palestinos morreram em confrontos com as tropas israelenses.

Palestinos participam de protestos na fronteira da faixa de Gaza com Israel na sexta (4); atos são apoiados pelo Hamas
Palestinos participam de protestos na fronteira da faixa de Gaza com Israel na sexta (4); atos são apoiados pelo Hamas - Yasser Qudih - 4.mai.2018/Xinhua
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.