Facebook e Twitter suspendem centenas de contas falsas do Irã e da Rússia

Páginas disseminavam informações falsas e atuaram em diversas regiões do planeta

San Francisco | Reuters e Associated Press

Facebook e o Twitter anunciaram nesta terça-feira (21) que retiraram do ar centenas de páginas e perfis que disseminavam informações falsas de modo coordenado.

A maior parte das contas atingidas tinha origem no Irã e, em menor quantidade, na Rússia e afetavam usuários em diversos pontos do planeta, de acordo com as empresas.

Segundo o chefe da política de segurança do Facebook, Nathaniel Gleicher, entre os alvos da campanha estavam o Oriente Médio, a América Latina, o Reino Unido e os EUA —não está claro ainda se isso incluía tentativas de manipular a opinião pública americana antes das eleições legislativas de novembro.

AFP

O Facebook, que no início de julho já tinha deletado 32 contas por motivos semelhantes,  afirmou ter encontrado e removido 652 contas e páginas, enquanto o Twitter disse que suspendeu 284 perfis.

Segundo a empresa de cibersegurança FireEye, o Irã é o país que mais aumentou sua capacidade de fazer ataques virtuais nos últimos anos.

A própria FireEye avisou as duas redes sociais sobre um dos casos, envolvendo um grupo do Irã. Em comunicado, a empresa afirmou que encontrou perfis que faziam propaganda “anti-saudita, anti israelense e pró-palestina”.

No total as duas empresas firmaram terem encontrado três grupos ligados a Teerã e um ligado a Moscou —este com ação focada na Síria e na Ucrânia.   

O Facebook disse ainda que não acabou a investigação interna do caso e que, por isso, ainda não sabe determinar se os governos do Irã e da Rússia participaram das ações.

A empresa afirmou também que avisou autoridades americanas e britânicas do caso porque a ação pode ter violado sanções existentes contra Teerã. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.