Japonês libertado após 3 anos de sequestro na Síria diz que viveu 'inferno'

Jornalista Jumpei Yasuda chegou ao Japão; esposa o esperava com prato típico feito por sua mãe

Tóquio | AFP

Jumpei Yasuda, o jornalista japonês sequestrado durante mais de três anos na Síria, chegou nesta quinta-feira (25) ao seu país após ter sido liberado e descreveu sua experiência como “um inferno”.

Yasuda foi solto nesta semana na Turquia e chegou ao aeroporto de Narita, perto de Tóquio, onde era esperado pela esposa e por seus pais.

“Quero pedir desculpas por ser fonte de tanta preocupação, mas graças a todos vocês, hoje posso voltar são e salvo”, disse, em uma breve declaração lida por sua esposa Myu.
 

Jumpei Yasuda com a esposa e os pais em sua chegada ao Japão
Jumpei Yasuda com a esposa e os pais em sua chegada ao Japão - Myu/Reuters

Yasuda disse que vai dar uma entrevista coletiva posteriormente.

No avião que o transportou até a Turquia, ele falou à TV pública japonesa NHK que viveu um “inferno".

"Não apenas fisicamente, mas também mentalmente. A cada dia eu me dizia 'hoje também não vão me libertar' e perdia o controle sobre mim mesmo, pouco a pouco".

O jornalista independente, que tem 44 anos, apareceu diante das câmeras cansado e aliviado ao mesmo tempo. “Há 40 meses não falo japonês, as palavras não me vêm facilmente", explicou.

"Estou feliz de voltar ao Japão, mas ao mesmo tempo não sei o que vai acontecer agora, de que maneira vou ter que me comportar”, disse à NHK.

No Japão, houve insultos contra reféns em episódios anteriores, considerados imprudentes por alguns conterrâneos.

A esposa de Yasuda disse à imprensa que, em sua chegada, entregou a ele um prato tradicional japonês feito por sua mãe. “Senti uma felicidade intensa, o sentimento de que voltava à vida cotidiana”, explicou.

Capturado pela Frente Al  Nosra, ex-braço da Al  Qaeda na Síria, Yasuda acredita que esteve detido na província de Idlib, no norte do país.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.