Manifestação em Chicago critica 'agenda antimulheres' do governo Trump

Protesto busca atrair atenção para as eleições parlamentares nos EUA, que ocorrem em novembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Chicago | AFP

Milhares de mulheres saíram às ruas de Chicago neste sábado (13) para protestar contra a "agenda antimulheres" da administração Donald Trump.

"Vamos às urnas" é o slogan principal do movimento, que quer incentivar mudanças nas eleições parlamentares do início de novembro nos Estados Unidos.

As eleições de meio de mandato, que acontecem em 6 de novembro, podem permitir que os democratas tirem dos republicanos o controle da Câmara de Representantes no Congresso. 

Associações e políticos instalaram barracas no centro de Chicago para atrair eleitores, enquanto um balão gigante representando um bebê rechonchudo semelhante à Trump flutuava no meio da multidão.

"Vote, sua vida depende disso!", proclamava uma manifestante. "Queremos incentivar as mulheres a votar", declarou à AFP Jessica Schiller, diretora da Women's March Chicago, organizadora do evento.

Schiller lembrou que a recente aprovação para a Suprema Corte do juiz conservador Brett Kavanaugh, indicado por Trump, apesar das acusações de abuso sexual contra ele, causou revolta.

Todos os republicanos no Senado menos um votaram a favor da nomeação de Kavanaugh. E todos os democratas menos um votaram contra. 

Manifestações semelhantes serão realizadas durante o mês de outubro em outros estados, alguns dos quais tradicionalmente favoráveis aos republicanos, como o Texas, a Geórgia e a Carolina do Sul.

O objetivo, de acordo com a Women's March Chicago, é protestar contra "o programa antimulheres na Casa Branca e no Partido Republicano".

Os organizadores alegam que o evento não apoia nenhum partido, mesmo que o financiamento venha em grande parte de grupos ligados aos democratas e apesar do fato de usuários da Internet terem ilustrado suas postagens em redes sociais com ondas azuis, em referência à cor do Partido Democrata.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.