Número de mortos por incêndios na Califórnia chega a 59

Ao menos 130 pessoas seguem desaparecidas, a maior parte delas idosas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Parque atingido pelo incêndio em Paradise, no norte da Califórnia
Parque atingido pelo incêndio em Paradise, no norte da Califórnia - Li Ying/Xinhua
Paradise (EUA) | AFP e Reuters

Os incêndios que atingem o norte e o sul da Califórnia já deixaram 59 mortos segundo o novo balanço das autoridades, que anunciaram também um aumento nos esforços de buscas pelas 130 pessoas que seguem desaparecidas.  

A maior parte das vítimas era da região norte do estado, onde o incêndio Camp já matou 56 pessoas —ele é o mais mortal da história da Califórnia e que está 35% contido.  

No sul o número de vítimas do Woolsey, próximo a Los Angeles, também subiu, chegando a três. O incêndio está 52% contido.   

Os corpos de oito vítimas foram encontrados em Paradise, cidade no norte do estado que foi a mais atingida pelo fogo. Destes, 47 já foram identificados, afirmou o xerife local, Kory Honea, na noite de quarta-feira (14, madrugada de quinta no Brasil).

Ele anunciou também o aumento das buscas por mais vítimas, que contam com 461 pessoas e 22 cachorros. "A partir desta quinta, todos que pensam que podem ter um membro da família morto podem vir e deixar uma amostra de DNA", afirmou. 

Ele anunciou também que mais de 200 pessoas que foram dadas como desaparecidas inicialmente já foram encontradas e passam bem, mas que a lista ainda conta com 130 nomes, a maioria de idosos que viviam na região de Paradise. 

As autoridades locais também emitiram um alerta por contaminação do ar devido incendio e a maior parte das ordens de retirada seguem vigentes —cerca de 150 mil pessoas estão fora de casa no momento.  

Mais de nove mil casas foram destruídas pelo fogo em todo o estado e autoridades começam a discutir o que farão quando os incêndios forem controlados. "É uma maratona, não um sprint, mas todos nós devemos trabalhar juntos na reconstrução", disse Mark Ghilarducci, do serviço de emergência da Califórnia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.