Trump e Putin tiveram encontro rápido em cerimônia em Paris

Segundo líder russo, os dois devem ter uma reunião formal na cúpula do G20, em Buenos Aires

Trump aparece de perfil em uma fila de líderes, ao lado de Merkel e do presidente francês, Emmanuel Macron. Putin passa ao lado deles.
O líder russo, Vladimir Putin, conversa com o presidente dos EUA, Donald Trump, enquanto é observado pela chanceler alemã, Angela Merkel - Ludovic Marin/Associated Press
Paris | Associated Press, AFP e Reuters

O presidente dos EUA, Donald Trump, teve um encontro informal e rápido neste domingo (11) com o líder russo, Vladimir Putin, durante a visita dos dois a Paris para celebrar o centenário do fim da Primeira Guerra Mundial.

À imprensa russa, Putin afirmou que teve uma boa conversa com Trump, mas não deu detalhes. Os dois trocaram palavras em almoço no Palácio do Eliseu, no qual dividiram a mesa com o presidente francês, Emmanuel Macron, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Os dirigentes também comentaram temas internacionais, priorizando situações do Oriente Médio, como a guerra na Síria, a Arábia Saudita e o Irã, além da tensão com a Coreia do Norte, de acordo com a presidência francesa.

O russo disse que não houve uma reunião formal a pedido do governo francês. “Concordamos em não perturbar o programa de trabalho de nossos anfitriões. Talvez exista um encontro à margem da cúpula do G20.”

Trump e Putin participarão do evento em Buenos Aires, em 30 de novembro e 1º de dezembro. Se for confirmada, será a primeira reunião entre os dois depois da cúpula de Helsinque, na Finlândia, em julho.

Após ela, o americano foi muito criticado por ter se mostrado conciliador demais com o russo enquanto os serviços de inteligência dos EUA investigavam a suposta interferência russa nas eleições presidenciais de 2016.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que eles não debateram o fim do acordo de produção de mísseis de curto e médio alcance assinado em 1987. Em outubro, a Casa Branca anunciou que sairia do acordo por considerar que a Rússia o viola.

Putin também se encontrou com o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, pela primeira vez desde que um caça russo foi derrubado em um bombardeio do Estado judaico na Síria, deixando 15 soldados mortos.

Netanyahu disse que a conversa foi positiva e franca, sem dar detalhes. O Kremlin não comentou o encontro.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.