Homem que visitou Burundi tem suspeita de ebola na Suécia

Paciente passou três semanas no país africano e apresenta sintomas de febre hemorrágica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Entrado da clínica em Enkoping, Suécia, onde o paciente foi primeiro admitido - Fredrik Sandberg/ TT News Agency/Reuters
Estocolmo | Reuters

Um homem está sendo mantido em isolamento no Hospital Universitário de Uppsala, na Suécia, com suspeita de infecção por ebola após ter visitado o Burundi, afirmaram autoridades regionais nesta sexta-feira (4).

O médico-chefe do hospital afirmou que o homem passou três semanas no Burundi e estava exibindo sintomas clássicos de febre hemorrágica, como vomitar sangue. Os resultados dos exames são esperados para esta sexta.

Sintomas da doença altamente contagiosa e letal podem levar até três semanas para aparecer. 

Não há uma epidemia conhecida de ebola no Burundi, mas o país africano faz fronteira com a República Democrática do Congo, que vem combatendo um surto há cerca de seis meses. 

A doença matou 356 dos 585 casos conhecidos de infecção. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), trata-se da segunda pior epidemia da doença. 

A última epidemia ocorreu entre 2013 e 2016 na África Ocidental, onde mais de 28 mil casos foram confirmados. 

A clínica de emergência na cidade sueca de Enkoping, onde o paciente procurou ajuda, foi fechada, e os funcionários que tiveram contato com ele estão sendo observados. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.