Premiê do Japão indicou Trump a Nobel da Paz após pedido dos EUA, diz jornal

Presidente americano tinha dito que líder japonês o havia escolhido por negociar com Coreia do Norte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente dos EUA, Donald Trump, cumprimenta o premiê japonês, Shinzo Abe, em visita a Tóquio em 2017 - Kiyoshi Ota - 6.nov.17/AFP
Makiko Yamazaki
Tóquio | Reuters

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, indicou há alguns meses o presidente dos EUA, Donald Trump, para o Prêmio Nobel da Paz, depois de receber um pedido do governo norte-americano, informou o jornal Asahi Shimbun neste domingo (17).

A reportagem vem após afirmação de Trump, na sexta-feira (15), de que Abe o indicou para o Prêmio Nobel da Paz por abrir negociações e aliviar tensões com a Coreia do Norte.

O líder japonês deu a ele "a cópia mais bonita" de uma carta de candidatura de cinco páginas, disse Trump em entrevista coletiva na Casa Branca.

O governo dos EUA havia sondado Abe sobre a nomeação para o Prêmio Nobel da Paz após uma reunião em junho do ano passado entre Trump e o ditador norte-coreano Kim Jong Un, o primeiro encontro entre um líder daquele país e um presidente dos EUA, disse o Asahi Shimbun, citando uma fonte não identificada no governo japonês.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Japão em Tóquio disse que o ministério estava ciente dos comentários de Trump, mas "se abstém de comentar sobre a interação entre os dois líderes".

A Casa Branca não quis se manifestar após ser contatada pela Reuters.

O site da Fundação Nobel diz que uma indicação para o Prêmio Nobel da Paz pode ser submetida por qualquer pessoa que atenda aos critérios de nomeação, o que inclui chefes de Estado. De acordo com as regras da fundação, nomes e outras informações sobre indicações malsucedidas não podem ser divulgados por 50 anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.