Descrição de chapéu Venezuela

Três executivos de subsidiária da petrolífera estatal da Venezuela são destituídos nos EUA

Empresa, 8ª maior refinadora dos EUA, é um dos focos da quebra de braço entre Maduro e Guaidó

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

Três executivos da Citgo, subsidiária da petroleira venezuelana PDVSA nos EUA, foram destituídos do cargo na segunda-feira (19). Os executivos, que atuavam como vice-presidentes, são aliados ao ditador da Venezuela, Nicolás Maduro.

A destituição é mais um capítulo da queda de braço entre Maduro e o líder oposicionista, Juan Guaidó,  reconhecido como presidente interino da Venezuela por cerca de 50 nações, pelo controle do país caribenho. 

A sede da Citgo Petroleum Corporation em Houston, Texas, EUA
A sede da Citgo Petroleum Corporation em Houston, Texas, EUA - Laila Kearney - 25.jan.19/REUTERS

Na semana passada, a Assembleia Nacional da Venezuela, de oposição e da qual Guaidó é presidente, indicou um novo conselho diretor para a Citgo, o ativo estrangeiro mais valioso da Venezuela. 

Apesar do reconhecimento internacional a Guaidó, Maduro retém o controle das instituições estatais, entre elas a PDVSA, principal fonte de renda do regime, e conta com o apoio das Forças Armadas. 

Frank Gygax, Nepmar Escalona e Simon Suarez foram retirados da sede da Citgo em Houston, no Texas, na segunda-feira (18), pela equipe de recursos humanos, disseram funcionários da empresa. Não ficou claro se os executivos foram demitidos, forçados a renunciar ou se aposentaram.

Um quarto alto funcionário do Citgo, o auditor-geral Eladio Pérez, também foi retirado de seu escritório, de acordo com funcionários. 

A Citgo é a oitava maior refinadora dos EUA e tem fábricas em Illinois, no Texas e na Louisiana, sendo responsável por 4% de toda a capacidade de refino dos EUA. A empresa opera tubulações e terminais de combustível e fornece combustível para uma rede de varejo de 5.500 postos de gasolina em 29 estados dos EUA.

A produção de petróleo pela PDVSA caiu para o nível mais baixo em cerca de 70 anos devido a dívidas, corrupção e baixa manutenção de sua infraestrutura, em meio à grave crise econômica pela qual passa o país. 

O governo do presidente Donald Trump, que apoia Guaidóimpôs sanções contra o setor petrolífero venezuelano no dia 28 de janeiro, com o objetivo de impedir exportações para os EUA e aumentar a pressão sobre Maduro. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.