Descrição de chapéu Brexit

Merkel leva May às gargalhadas ao mostrar meme durante reunião do brexit

Cena aconteceu em Bruxelas antes do início do debate sobre o adiamento da saída britânica da UE

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Theresa May e Angela Merkel no momento em que a chanceler alemã mostra o meme para a britânica
Theresa May e Angela Merkel no momento em que a chanceler alemã mostra o meme para a britânica - Kenzo Tribouillard/Reuters
São Paulo e Bruxelas | Reuters

Em um famoso esquete do grupo humorístico Monty Python sobre a Segunda Guerra, o Exército britânico usa uma piada que, de tão engraçada, faz os soldados alemães morrerem de tanto rir em uma tentativa de ganhar o conflito.

Pois a chanceler alemã, Angela Merkel, resolveu dar o troco nesta quarta-feira (10) para tentar resolver a indefinição que paira sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, levando a primeira-ministra Theresa May às gargalhadas no meio de uma reunião em Bruxelas.

A inusitada cena aconteceu no início no encontro que os líderes europeus realizam na capital belga exatamente para analisar um pedido de May para adiar o brexit

Enquanto a primeira-ministra britânica se preparava para começar sua apresentação, Merkel apareceu atrás dela segurando um tablet e exibiu seu conteúdo para May, levando as duas às gargalhadas e contagiando a sala. 

Até mesmo o presidente do Conselho Europeu, o polonês Donald Tusk —que sempre que possível expressa sua irritação com o brexit—, abandonou a expressão séria ao ver o conteúdo do tablet de Merkel, enquanto o premiê português António Costa segurava o riso. 

Mas o mistério da piada, que no esquete do Monty Python nunca é revelado, acabou sendo desvendado pouco depois.  

Merkel mostrou um meme em que ela e May aparecem lado a lado discursando em seus respectivos parlamentos nesta manhã, trajando roupas no mesmo tom de azul —o mesmo blazer que elas estavam usando naquele momento, inclusive.

As câmeras na sala, porém, não conseguiram flagrar exatamente qual era o meme. 

Após a troca de risadas, as duas líderes deram início a parte mais série do encontro e passaram a debater com o restante dos presentes a possibilidade de adiar a saída britânica. 

Enquanto os líderes europeus se divertiam com o meme de May, usuários das redes sociais encontraram uma maneira inusitada de repercutir a primeira imagem de um buraco negro, divulgada nesta quarta: compará-la ao brexit.

“Uma das principais notícias de hoje é sobre uma escuridão infinita que suga e destrói tudo ao seu redor. Mas chega de falar do brexit”, escreveu o comediante Cyrus Bales.
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.