Após protestos, governador de Porto Rico desiste de reeleição

Rosselló também deixará chefia do partido, mas seguirá como governador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

San Juan (Porto Rico) | AFP e Reuters

O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, disse neste domingo (21) que não vai concorrer à reeleição e que deixará o cargo de chefe do seu partido, o Novo Partido Progressista, após nove dias de protestos pedindo sua renúncia. Ele afirmou, no entanto, que continuará como governador até o fim de seu mandato, em 2020.

Manifestantes e sindicalistas prometeram continuar com os protestos até que Rosselló deixe o poder. Um protesto e um panelaço foram convocados para a quinta (25).

O anúncio, feito em um vídeo na página do mandatário de centro-direita em uma rede social, acontece após protestos motivados pela divulgação de mensagens enviadas por ele em chats privados nas quais fez críticas e piadas preconceituosas.

Nas conversas, feitas em um grupo fechado de 12 homens no aplicativo Telegram, ele ataca outros políticos, jornalistas e artistas do país, como Ricky Martin e Bad Bunny.

Os diálogos foram revelados no dia 13 pelo CPI (Centro de Jornalismo Investigativo) de Porto Rico, que teve acesso a 889 páginas de chat, nas quais políticos compartilham memes, piadas e xingamentos sexuais.

Em uma das mensagens, Rosselló se refere a um jornalista citando uma cena de sexo oral. Há também frases depreciando mulheres e obesos.

Ricardo Rosselló, que descartou concorrer à reeleição para o cargo de governador em Porto Rico - Brendan McDermid/Reuters

Em outra conversa, um funcionário diz que "[o cantor] Ricky Martin é tão machista que transa com homens porque as mulheres não lhe servem. Puro patriarcado".

"Estou consciente da insatisfação e do mal-estar que sentem [em relação às mensagens]", disse Rosselló no vídeo divulgado neste domingo. "Cometi erros e sou um homem de bem que tem um grande amor pela ilha. Mas reconheço que desculpar-me não é suficiente", completou.

Rosselló, 40, disse ainda que o Executivo vai continuar trabalhando e "prestando serviços aos cidadãos" nos meses restantes de seu governo. As eleições se dão por voto direto a cada quatro anos. O próximo pleito é em novembro de 2020.

Na sexta (19), um grupo parlamentar independente foi criado para investigar se os chats constituem crimes e se poderiam levar a um impeachment. O painel tem dez dias para apresentar os resultados.

"Preciso respeitar a ordem constitucional e dar boas-vindas ao processo iniciado pela Assembleia Legislativa, que irei enfrentar com toda a verdade e a força de maneira responsável", disse Rosselló.

O governador também é criticado pela falta de ação durante a passagem do furacão María, que deixou mais de 4.000 mortos no território em 2017. Em uma mensagem vazada, ele faz piada sobre os cadáveres que se amontoavam nos necrotérios.

Rosselló é acusado ainda de desviar US$ 15 milhões (R$ 56 milhões) de fundos federais americanos destinados à recuperação da ilha após o furacão. Porto Rico é um território controlado pelos EUA.

Neste domingo, centenas de pessoas voltaram a protestar diante de La Fortaleza, sede de governo, com slogans e cartazes que diziam "não nos pararão" e "a cara de pau é demais, é humilhante".

O ator Benicio del Toro se somou aos protestos, ao lado de Ricky Martin, Bad Bunny, René Pérez e Marc Anthony.

"As pessoas se deram conta de que, por trás daquelas palavras toscas, havia uma manada de pessoas inescrupulosas e desconectadas da nossa realidade", disse o líder sindical Freddyson Martínez.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.