Após anunciar renúncia, governador de Porto Rico indica possível sucessor

Nomeação de Pedro Pierluisi precisa ser aprovada pelos legisladores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Miami | AFP e Reuters

O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, que deixará o cargo nos próximos dias, nomeou nesta quarta (31) seu possível sucessor, Pedro Pierluisi, ex-representante de Porto Rico no Congresso americano.

Pierluisi deve ocupar o cargo de secretário de Estado, o que o posiciona na ponta da linha de sucessão do comando da ilha assim que Rosselló sair efetivamente, na sexta-feira (2).

Contudo, ele só será elegível para a sucessão se os legisladores porto-riquenhos aprovarem sua indicação em sessão nesta quinta-feira (1º).

Caso aprovado, Pierluisi governará o território interinamente até que novas eleições sejam realizadas, em novembro de 2020, junto ao pleito presidencial americano.

Foto de 2013 mostra o então comissário de Porto Rico no Congresso americano, Pedro Pierluisi (ao centro)
Foto de 2013 mostra o então comissário de Porto Rico no Congresso americano, Pedro Pierluisi (ao centro) - Saul Loeb/AFP

"Eu ponderei múltiplas opções para exercer este cargo e a enorme responsabilidade que ele acarreta. O momento histórico exige uma pessoa capaz de restabelecer relações com todos os setores, em nível local e nacional", disse Rosselló, 40, em uma rede social.

Porto Rico, com 3,2 milhões de habitantes, é um território dos EUA no Caribe e, embora tenha representante no Congresso em Washington, não tem direito a voto na Câmara dos Deputados.

Pierluisi, advogado corporativo que trabalha para o escritório de advocacia de Washington O'Neill & Borges, é filiado ao Partido Novo Progressista (PNP), que defende a anexação da ilha como o 51º estado americano.

O próximo líder terá o desafio de tirar os porto-riquenhos de uma crise política misturada a recessão econômica. O território enfrentou, em 2017, meses após ter entrado com pedido de falência, o furacão Maria, que deixou mais de 4.000 mortos. 

Os protestos pedindo a saída de Rosselló começaram em 13 de julho, quando um veículo de comunicação local, o Centro de Jornalismo Investigativo, divulgou conversas no aplicativo no Telegram das quais participavam o governador e 11 homens de seu entorno.

Por ali, eles trocaram mensagens ofensivas sobre mulheres e homossexuais, bem como deboches às vítimas do furacão Maria. Rosselló fez piada sobre os cadáveres que se amontoavam nos necrotérios.

Ele, que estava em seu primeiro mandato como governador, anunciou sua renúncia em 24 de julho. A sucessão se complicou depois que manifestantes voltaram às ruas contra a secretária de Justiça, Wanda Vázquez, que seria a substituta de Rosselló. 

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.