Chuvas torrenciais causam mortes no Japão

Autoridades lançaram alerta e ordenaram a evacuação de cerca de 850 mil pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tóquio | Reuters

A ilha de Kyushu, ao sul do Japão, foi atingida nesta quarta-feira (28) por chuvas torrenciais que causaram enchentes e deslizamentos de terra, obrigando autoridades a emitir um raro alerta de emergência e ordenar a evacuação de cerca de 850 mil pessoas. 

O desastre deixou pelo menos três mortes. Segundo a emissora pública NHK, um homem morreu ao ter seu carro levado pela enchente, e uma mulher foi encontrada morta após seu carro cair em uma via fluvial na prefeitura de Saga, onde algumas áreas foram atingidas por mais de 100 milímetros de chuvas em uma hora. 

Outros veículos de comunicação noticiaram a morte de outro homem na prefeitura de Fukuoka, após ser arrastado pela água ao deixar seu veículo. 

Casas e edifícios cobertos por água devido às chuvas que atingiram Omachi, no Japão
Casas e edifícios cobertos por água devido às chuvas que atingiram Omachi, no Japão - Jiji Press via AFP

O transporte público e o comércio também foram afetados. Pessoas caminharam com água na altura dos joelhos em estradas e estações de trem inundadas pelo vazamento de diversos rios. 

Além da montadora Daihatsu, a Toyota também suspenderá as atividades de sua fábrica da Lexus (divisão de luxo da montadora) em Kyushu nesta quarta. 

 

A Força Terrestre de Autodefesa (equivalente ao Exército japonês) disse ter empregado cerca de cem tropas para auxílio em catástrofes após pedido da prefeitura de Saga.

A agência meteorológica japonesa atribuiu ao desastre o nível de alerta 5, o mais alto da escala, emitindo um aviso de emergência a moradores de grandes regiões do norte de Kyushu, que vivenciaram chuvas torrenciais vistas apenas uma vez em algumas décadas. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.