Descrição de chapéu Eleições EUA 2020

Apuração avança lentamente em Iowa, e Buttigieg e Sanders seguem à frente

Problemas técnicos atrasam a apuração, que já dura quase dois dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de quase dois dias da votação e vários problemas técnicos, o Partido Democrata segue sem os resultados finais do caucus de Iowa. Com 86% de votos apurados, o ex-prefeito de South Bend, em Indiana, Pete Buttigieg lidera com 26,7%, seguido de perto pelo senador Bernie Sanders, que tem 25,4%. 

Em número de delegados (conquistados a partir da votação), os dois pré-candidatos estão empatados com 11 cada um. 

Em terceiro lugar, aparece a senadora Elizabeth Warren, com 18,3% dos votos e cinco delegados. Joe Biden registra 15,9% e nenhum delegado, um índice aquém do esperado para o ex-vice-presidente.

Pete Buttigieg discursa em evento de campanha em Concord, New Hampshire
Pete Buttigieg discursa em evento de campanha em Concord, New Hampshire - Win McNamee/Getty Images/AFP

Em 2016, os resultados de Iowa foram anunciados em apenas três horas. Neste ano, o atraso se deu por causa de mudanças nas regras de divulgação e de problemas técnicos no aplicativo que o diretório estadual da legenda adotou para computar os votos, que não foi testado antes do dia de votação. 

Coordenadores das zonas eleitorais tiveram dificuldades para baixar o app e fazer login; alguns relataram erros na hora de enviar os números. Muitos decidiram telefonar para o escritório do partido e reportar os resultados, como foi feito nas últimas primárias. As linhas, no entanto, ficaram congestionadas, e houve casos de espera de mais de quatro horas. 

Neste caucus, além do número de delegados estaduais conquistado por cada pré-candidato, o partido decidiu divulgar também a preferência dos eleitores na primeira e na segunda rodada do processo, e o número de delegados que cada concorrente terá na convenção nacional (que é calculado a partir dos delegados estaduais). 

O diretório democrata de Iowa não informou quando serão divulgados os resultados finais. ​Em meio à indefinição, os pré-candidatos viajaram na terça (4) para New Hampshire, onde ocorrerá a próxima primária. 

Estado chave na disputa

Há pelo menos 20 anos, quem vence em Iowa ganha também a nomeação do partido como candidato à Casa Branca, e o resultado no pequeno estado de 3,1 milhões de habitantes passou a ser simbólico.

O bom desempenho de Buttigieg surpreendeu analistas que, debruçados sobre as últimas pesquisas no estado, apontavam Sanders como favorito e o ex-prefeito somente em terceiro lugar.

No entanto, ele é alvo de críticas da ala mais conservadora do partido, que o considera inexperiente —o único cargo eletivo que ocupou foi o de prefeito de South Bend, cidade de pouco mais de 100 mil habitantes.

O modesto resultado de Biden foi outra surpresa do caucus.

Bastante popular com os democratas moderados, o ex-vice-presidente de Barack Obama (2009 - 2017) era até então visto como o pré-candidato com o maior potencial para derrotar Trump em novembro. Após Iowa, sua campanha corre o risco de perder embalo.

Com New York Times

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.