Trump diz a governadores para buscar respiradores por conta própria

Presidente descarta ajuda do governo federal para suprir demanda por equipamentos para pessoas com coronavírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

The New York Times

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse a um grupo de governadores na segunda-feira (16) que eles não devem esperar pelo governo federal para suprir a crescente demanda por respiradores necessários às pessoas diagnosticadas com o coronavírus.

"Respiradores, ventiladores, todos os equipamentos —tentem obtê-los por si mesmos", disse o republicano aos governadores durante a teleconferência, cuja gravação foi compartilhada com o New York Times.

"Estaremos apoiando vocês, mas tentem obtê-los vocês mesmos. Ponto de venda, muito melhor, muito mais direto se vocês puderem conseguir sozinhos."

O presidente dos EUA, Donald Trump, à dir., durante entrevista coletiva sobre coronavírus em Washington
O presidente dos EUA, Donald Trump, à dir., durante entrevista coletiva sobre coronavírus em Washington - Jim Watson - 15.mar.20/AFP

A sugestão surpreendeu alguns governadores, que vêm lutando para conter o surto e cada vez mais esperam do governo federal equipamentos, pessoal e ajuda financeira.

Trump usou grande parte da ligação para repetir a mesma retórica otimista que apresentou em público, garantindo aos governadores que o país "remediará a coisa e espero que muito rapidamente".

Mas, além de suas previsões cor-de-rosa —que estão em desacordo com seus assessores médicos, que dizem que o pior ainda está por vir—, Trump muitas vezes demonstrou pouca consciência da gravidade do contágio.

Explicando por que ele não incluiu o Reino Unido em sua proibição inicial de viagens da Europa, na semana passada, Trump disse que "de repente estávamos recebendo números que não eram bons, então tivemos que incluir o Reino Unido".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.