Polícia trata incêndio que danificou catedral francesa do século 15 como criminoso

Chamas destruíram vitrais e grande órgão da igreja em Nantes, pouco mais de um ano após incidente na Notre-Dame

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Stephane Mahe
Nantes (França) | Reuters

Em um incêndio investigado como criminoso, uma catedral do século 15 na cidade de Nantes, na França, teve vitrais e o grande órgão da igreja destruídos neste sábado (18).

O promotor Pierre Sennes disse a repórteres que três incêndios foram iniciados no local e que as autoridades tratam o incidente como um ato criminoso. Ele não deu outros detalhes.

O fogo começou no início da manhã no horário local (madrugada no Brasil), envolvendo o interior da catedral gótica em enormes chamas. Mais de cem bombeiros atuaram no combate ao incêndio, controlando-o após várias horas e extinguindo-o completamente na parte da tarde.

Bombeiro apaga chamas na Catedral de São Pedro e São Paulo, em Nantes, na França
Bombeiro apaga chamas na Catedral de São Pedro e São Paulo, em Nantes, na França - Stephane Mahe/Reuters

O incidente ocorre pouco mais de um ano após um grande incêndio na Catedral de Notre-Dame, em Paris, que destruiu o telhado e a torre principal da igreja.

"Após Notre-Dame, a Catedral de São Pedro e São Paulo está em chamas. Apoio aos bombeiros que correm todos os riscos para salvar a joia gótica", escreveu no Twitter o presidente francês, Emmanuel Macron, de Bruxelas, onde participava de uma cúpula da União Europeia.

O incêndio surgiu atrás do grande órgão da igreja, que foi completamente destruído, segundo o chefe dos bombeiros, Laurent Ferlay. Vitrais na parte frontal da catedral foram quebrados, e o fogo também consumiu uma pintura do século 19 que veio de Roma.

No entanto, os danos não foram tão ruins quanto se imaginava no início. "Não estamos num cenário como o de Notre-Dame", disse Ferlay. "O telhados está intocado."

O primeiro-ministro Jean Castex e os ministros da Cultura e do Interior visitaram o local. "O Estado assumirá sua parte da responsabilidade [para restaurá-la]", disse o premiê do lado de fora da catedral, acrescentando que não tinha mais detalhes sobre a causa do incêndio.

Jean-Yves Burban, que administra uma banca de jornal em frente à igreja, disse que ouviu um barulho por volta das 7h30. "Estou abalado porque estou aqui há oito anos e vejo a catedral todas as manhãs e noites", disse ele. "É a nossa catedral, e tenho lágrimas nos olhos."

Não foi a primeira vez que um incêndio danificou a catedral de Nantes, localizada 340 km a sudoeste de Paris. A igreja foi parcialmente destruída durante a Segunda Guerra, em 1944. Em 1972, um incêndio devastou seu telhado, reconstruído 13 anos depois com uma estrutura de concreto.

Em 2015, um incêndio que parecia ter sido causado por obras de reforma destruiu a maior parte do telhado de outra igreja em Nantes, a Basílica de Saint Donatien.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.