Descrição de chapéu Coronavírus Portugal

Itamaraty confirma novo voo de repatriação entre Portugal e Brasil

Operada pela companhia Azul, viagem não tem mais assentos disponíveis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério das Relações Exteriores confirmou, nesta sexta-feira (26), mais um voo de repatriação entre Portugal e Brasil —apesar de as ligações aéreas entre os dois países permanecerem suspensas.

Operado pela empresa aérea Azul, o voo está marcado para sair do Brasil na próxima segunda (29), do aeroporto de Viracopos, em Campinas, com destino a Lisboa. Voltará da capital portuguesa no dia seguinte, na terça (30). Os bilhetes já estão esgotados, segundo a assessoria de imprensa da companhia.

Desde que as fronteiras foram fechadas, centenas de brasileiros relataram dificuldades para se manter no país europeu. A maioria dos afetados é formada por imigrantes que ficaram desempregados devido à pandemia e que já tinham passagens compradas para retornar ao Brasil. Sem emprego, muitos recorrem ao auxílio de ONGs e entidades religiosas até para se alimentarem.

Avião decola do aeroporto de Lisboa
Avião decola do aeroporto de Lisboa - Pedro Nunes - 29.jan.21/Reuters

Assim como as quatro viagens já realizadas durante as restrições impostas pela crise sanitária, o voo da próxima semana é considerado comercial extraordinário —ou seja, as companhias aéreas são responsáveis pela venda de assentos.

Na quinta-feira (25), o Parlamento português aprovou a extensão do estado de emergência por mais 15 dias, até meados de abril. Após viver seu pior surto de pandemia em janeiro, o país vem afrouxando medidas desde 15 de janeiro, reabrindo aos poucos livrarias, creches, escolas primárias e cabeleireiros.

Na noite de quinta (25), o governo da Argentina anunciou que voos do e para o Brasil serão suspensos a partir de sábado (27). Alvo das suspensões, o Brasil vive o pior momento da pandemia com uma curva íngreme no aumento das infecções e é um dos países com mais barreiras de entrada no exterior.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.