Dezenas fazem festa em praia de Barcelona em desafio a restrições da Covid

Reuniões com mais de seis pessoas estão proibidas em espaços públicos na Catalunha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Barcelona | Reuters

Dezenas de pessoas festejaram e dançaram nesta sexta (2) em uma praia perto do centro de Barcelona, na Espanha. Muitos dos participantes estavam sem máscaras ou não respeitavam o distanciamento social, impondo um desafio às restrições decretadas para conter a Covid-19 na Catalunha.

A festa improvisada aconteceu na praia de Barceloneta, e a polícia disse que havia avisado aos presentes de que eles estavam descumprindo regras. “Barcelona é o lugar perfeito para fazer festas, para beber, mas esse é um grande problema: a polícia está impedindo as pessoas de aproveitarem”, disse um participante da festa, de origem britânica e de 32 anos, que só autorizou a publicação de seu primeiro nome, Liam.

Reuniões de mais de seis pessoas em espaços públicos estão proibidas na Catalunha, no nordeste da Espanha, e quem violar as regras pode pagar multas de 300 a 600 euros (R$ 2.000 a R$ 4.000).

A região espanhola registrou um total de 538.008 casos, dos quais 7.815 nos últimos sete dias, com uma taxa de ocupação de leitos em hospitais de 7,84%, segundo boletim do governo atualizado no dia 1º de abril. A Catalunha também teve um total de 13.376 mortes, sendo 16 nos últimos sete dias.

“Avisamos pessoas que estão em reuniões de grandes grupos que elas estão infringindo restrições. E se elas não colocam máscaras ou não se dispersam, podem receber multas”, disse um porta-voz da polícia regional. Ele não disse se alguém do grupo presente na praia nesta sexta recebeu a punição.

Miquel Samper, ministro do Interior da Catalunha, disse à rádio RAC1 neste sábado (3) que as pessoas devem usar máscaras quando estão interagindo na praia, mas não precisam durante o banho de sol ou no mar —uma orientação diferente da lei nacional.

A Catalunha é uma das várias regiões espanholas a questionar uma regra imposta na quarta-feira (31), segundo a qual as pessoas devem usar máscaras ao ar livre, independentemente de cumprirem o distanciamento de segurança de 1,5 metro. Depois de crescentes críticas, o governo espanhol afirmou que a lei seria revisada, sem informar quando o faria.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.