Descrição de chapéu América Latina

População protesta na Guatemala após demissão de procurador anticorrupção

Manifestantes pedem renúncia do presidente Alejandro Giammattei e da procuradora-geral Consuelo Porras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guarulhos

A população da Guatemala saiu às ruas nesta quinta-feira (29) para pedir a renúncia do presidente Alejandro Giammattei e, pela primeira vez, da procuradora-geral Consuelo Porras. Ao menos 20 trechos de estradas em vários pontos do país foram bloqueados durante os protestos, que tiveram como bandeira principal o combate à corrupção.

Foram registrados atos em 10 dos 22 departamentos –forma de divisão administrativa do país–, de acordo com informações do jornal local Prensa Libre. Muitos foram liderados por indígenas, que hoje compõem 41% da população guatemalteca.

Mulheres indígenas bloqueiam estrada durante protesto pela renúncia do presidente Alejandro Giammattei - Luis Echeverria/Reuters

A nova onda de manifestações intensifica o histórico de deslegitimação popular do governo de Giammattei. Nos últimos meses de 2020, a gestão do presidente, um líder de direita, foi alvo de protestos massivos, durante os quais manifestantes chegaram a incendiar o Congresso.

Desencadeados pela aprovação de um plano orçamentário bilionário –o maior da história do país– que privilegiava o apoio a empresas e construtoras em detrimento de áreas como saúde e educação, os atos fizeram com que o plano fosse posteriormente engavetado. O descontentamento popular, porém, não arrefeceu.

Já naqueles protestos, a população do país centro-americano apresentava queixas em relação à Corte Suprema de Justiça, que havia engavetado processos de corrupção contra membros da alta cúpula do governo. O tema se manteve e guiou os atos desta quinta.

A gota d'água foi a demissão, no último dia 23, do procurador Juan Francisco Sandoval, considerado figura-chave no combate à corrupção no país. A exoneração foi assinada pela procuradora-geral Consuelo Porras, cujo nome entrou na pauta dos protestos. Sandoval, que chefiava a Procuradoria Especial Contra a Impunidade, decidiu então se exilar, por temer represálias após acusar a procuradora-geral de dificultar investigações envolvendo funcionários do governo e o presidente.

"Estamos pedindo a renúncia de Giammattei por todas as arbitrariedades que ele cometeu e a da senhora Porras por essa ação pouco transparente de demitir o promotor Sandoval", disse um manifestante à agência de notícias AFP no departamento de Totonicapán.

O caso levou os Estados Unidos a paralisarem a cooperação que vinham construindo com o Ministério Público guatemalteco, parceria intensificada no governo de Joe Biden, que tem entre suas bandeiras o combate à corrupção da América Central. Em nota, a porta-voz adjunta do Departamento de Estado americano, Jalina Porter, afirmou que, com a demissão do procurador, o país "perdeu a confiança nos esforços da procuradora-geral de cooperar com o governo dos EUA e lutar contra a corrupção".

Em comunicado dirigido à população, Giammattei disse estar preocupado com a retirada do apoio americano. "Considero necessário que não se encerre a comunicação com o Ministério Público e que tenhamos a possibilidade de discutir as razões para essa medida", escreveu o chefe de Estado.

Às reivindicações contra a corrupção política, somam-se acusações de má condução de Giammattei no combate à pandemia de Covid-19. O país, de cerca de 16,6 milhões de habitantes, soma 358.798 casos e 10.224 mortes pela doença.

lá fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

As infecções, que apresentaram ligeira queda no início do ano, voltaram a crescer desde a última quinzena de maio e bateram recordes. Nos últimos sete dias, o país apresentou média de 140 novos casos diários a cada milhão de habitantes.

A vacinação, por outro lado, é lenta. Apenas 1,76% dos guatemaltecos receberam as duas doses da vacina contra a Covid, enquanto 8,7% receberam a primeira, de acordo com dados compilados pelo Our World in Data.

Com AFP 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.