Descrição de chapéu China Ásia

Após revelação de míssil hipersônico chinês, EUA anunciam exercício no estreito de Taiwan

China afirma que ações militares americanas ameaçam estabilidade na região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim e Taipé | Reuters

Um dia após o jornal britânico Financial Times revelar que a China fez um teste com um míssil hipersônico de capacidade nuclear que teria surpreendido a inteligência americana, os EUA afirmaram, neste domingo (17), a realização de um exercício militar junto ao Canadá no Estreito de Taiwan na última semana.

O anúncio elevou as tensões com a China, que mantém a posição de reanexar Taiwan, considerada por Pequim uma província rebelde —mas que na prática tem autonomia administrativa.

Contratorpedeiro da classe Arleigh Burke e embarcação da Guarda Costeira dos EUA passam pelo Estreito de Taiwan em agosto - Marinha dos EUA/via Reuters

Segundo militares dos Estados Unidos, o contratorpedeiro de mísseis guiados USS Dewey, do tipo Arleigh Burke, e a fragata canadense HMCS Winnipeg passaram pelo estreito que divide a China continental da ilha de Taiwan entre quinta (14) e sexta-feira (15).

"O trânsito de Dewey e Winnipeg pelo Estreito de Taiwan demonstra o compromisso dos EUA e de nossos aliados e parceiros por um Indo-Pacífico livre e aberto", disseram militares americanos neste domingo.

O governo chinês reagiu ao anúncio, afirmando que os exercícios militares ameaçam a paz e a estabilidade da região. O regime de Xi Jinping tem feito repetidas incursões militares pela chamada Adiz, a zona de identificação de defesa aérea de Taiwan, que inclui uma área que se estende além do espaço aéreo da ilha, mas que é monitorada e patrulhada pelo governo taiwanês.

Ao todo, 150 aeronaves chinesas entraram na Adiz em apenas quatro dias no começo deste mês, elevando a temperatura entre Pequim e Taipé. As aeronaves, porém, não chegaram a entrar no espaço aéreo de Taiwan e se concentraram na parte sudoeste da zona de identificação.

Em reação ao anúncio dos Estados Unidos, o Comando Conjunto Oriental do Exército de Libertação Popular da China afirmou ter monitorado os navios estrangeiros e montado guarda durante a passagem.

"Os EUA e o Canadá se uniram para provocar e causar problemas, comprometendo a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan", disse o órgão militar. "Taiwan é parte do território chinês. As forças do comando sempre mantêm alerta máximo e se opõem de forma resoluta a todas as ameaças e provocações."

Neste domingo, o Ministério da Defesa de Taiwan afirmou que a China voltou a entrar na Adiz, desta vez com três aeronaves, dois caças J-16 e um equipamento anti-submarino.

A Marinha americana tem transitado pelo estreito quase mensalmente, para a irritação de Pequim, que acusa Washington de alimentar tensões regionais. Aliados dos Estados Unidos, como o Reino Unido, por vezes acompanham as forças americanas.

O anúncio dos exercícios vem na esteira da revelação do míssil hipersônico testado pela China em agosto, que circulou a Terra antes de acelerar em direção a seu alvo, demonstrando uma capacidade militar avançada que teria pegado de surpresa a inteligência dos Estados Unidos. Esse tipo de míssil voa a cinco vezes a velocidade do som e é manobrável, o que o torna mais difícil de rastrear.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.