Descrição de chapéu China Ásia América Latina

Nicarágua corta relações com Taiwan, que agora é reconhecida só por 14 países

Em meio à piora nas relações com EUA, ditadura estabelece laços com China

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Taiwan perdeu nesta quinta (9) um dos poucos países que reconheciam a ilha como um país. Em meio ao aumento das tensões com os EUA, a Nicarágua anunciou a saída de um seleto grupo de 15 Estados com relações diplomáticas plenas com Taiwan e reconhecerá a China, governada pelo Partido Comunista.

Agora, só mantêm relações diplomáticas totais com o governo em Taiwan a Suazilândia, na África; Ilhas Marshall, Nauru, Palau e Tuvalu, na Oceania; Belize, Guatemala, Haiti, Honduras, Paraguai, São Cristóvão e Neves, Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas, nas Américas; e o Vaticano.

"A República Popular da China é o único governo legítimo que representa toda a China, e Taiwan é parte inalienável do território chinês", disse o Ministério das Relações Exteriores da Nicarágua em comunicado.

"O governo da República da Nicarágua hoje rompe relações diplomáticas com Taiwan e cessa qualquer contato ou relacionamento oficial", afirmou o regime comandado pelo ditador Daniel Ortega.

Bandeira de Taiwan estendida em prédio na capital Taipé - Ann Wang/reuters

O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan lamentou a decisão e disse que o país "sempre foi um amigo leal da Nicarágua" e que a ilha tem direito de manter relações diplomáticas com outros países.

A questão remonta à ascensão do Partido Comunista, que governa a China continental desde 1949, quando fundou a República Popular da China, após vencer a guerra civil contra o Kuomintang (Partido Nacionalista Chinês).​ Derrotados, os nacionalistas fugiram para Taiwan, e a questão até hoje nunca foi de fato resolvida: oficialmente, o governo taiwanês se diz detentor legítimo do comando do país asiático.

Mas a maior parte do mundo vê de outra forma. Desde 1971 a ONU reconhece a República Popular da China como a representante do país, o que desencadeou uma série de legitimações pelo mundo dentro da doutrina conhecida como "uma só China", que diz que só há um governo legítimo no país e que os países devem manter relações com o Partido Comunista ou com o governo de Taiwan.

O Brasil, por exemplo, tem relações oficiais com a República Popular da China, comandada pelo Partido Comunista Chinês, desde 1974. Mesmo os Estados Unidos, principais adversários da China no cenário global, mantêm desde 1979 relações oficiais, ainda que tensas, apenas com o Partido Comunista Chinês.

Apesar do reconhecimento geral da República Popular da China como a representante legítima do país, há escritórios de Taiwan espalhados por todo o mundo, como no Brasil, que atuam como embaixadas e consulados não oficiais e representam os interesses do governo. Taiwan reclama que o Partido Comunista Chinês pressiona os poucos países que reconhecem o governo da ilha para mudar esse entendimento, como o Paraguai, que recebeu ofertas de vacinas contra a Covid-19 produzidas pela China.

A presidente eleita em Honduras, Xiomara Castro, de esquerda, também chegou a falar em romper com Taiwan e reconhecer apenas o governo comunista.

Pequim e Taipé estão em um dos momentos mais tensos da história recente, com o regime liderado por Xi Jinping repetindo que pretende anexar a ilha, que hoje tem na prática um governo independente.

Os Estados Unidos se colocam ao lado dos taiwaneses, e o assessor de segurança nacional do presidente Joe Biden, Jake Sullivan, disse na última terça (7) que o país "vai tomar todas as medidas possíveis, tanto dissuasivas como diplomáticas", para assegurar que essa invasão nunca ocorra.

A postura do governo americano também está por trás da mudança de estratégia da Nicarágua, já que o governo Biden tem avançado sobre a ditadura de Ortega, reeleito para o quarto mandato em um pleito com a maior parte dos adversários presos. Nesta quinta, a subsecretária de Estado dos EUA, Emily Mendrala, afirmou que o país vai usar "todas as ferramentas" para promover a democracia no país da América Central, inclusive "sanções a quem participa de ações antidemocráticas do regime" de Ortega.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.