Descrição de chapéu
Hossein Amir-Abdullahian

Posições extravagantes dos EUA atrapalham acordo nuclear com o Irã

Ações americanas são um total desrespeito e representam grande ameaça à paz e à segurança internacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hossein Amir-Abdullahian

Ministro das Relações Exteriores da República Islâmica do Irã

Após seis rodadas de intensas negociações malsucedidas em Viena devido às posições extravagantes dos Estados Unidos, iremos iniciar uma nova rodada e o principal objetivo é exercer os direitos dos iranianos e a eliminação de todas as sanções impostas pelos Estados Unidos, retirados unilateralmente do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês) em 8 de maio de 2018.

Há um consenso internacional de que tais ações ilegais dos EUA são um total desrespeito ao direito internacional e à Carta das Nações Unidas, visam minar o multilateralismo e representam uma grande ameaça à paz e à segurança internacional.

Apesar da posse do novo governo dos EUA, a política de impor sanções ao Irã continuou. O objetivo é impedir que os membros do acordo e a comunidade internacional se beneficiem dos privilégios consagrados na Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU.

Delegação da União Europeia se reúne com representantes do Irã, em reunião da comissão conjunta de negociações com o objetivo de reviver o acordo nuclear com o Irã, em Viena, na Áustria
Delegação da União Europeia se reúne com representantes do Irã, em reunião da comissão conjunta de negociações com o objetivo de reviver o acordo nuclear com o Irã, em Viena, na Áustria - 3.dez.21 - AFP

Os governos dos três países europeus que participaram do acordo praticamente acompanharam, ilegalmente e de forma inaceitável, os EUA com seu silêncio e inação.

Essas realidades devem ser um farol para o futuro. A conduta destrutiva contínua dos EUA levantou a questão sobre o real desejo dos americanos de cumprir suas obrigações e se eles estão prontos para abandonar suas políticas anteriores fracassadas. Essa questão não parece difícil de responder.

Ninguém pode questionar a boa-fé do Irã em cumprir seus compromissos plenos. Após a retirada ilegal dos EUA, o Irã cumpriu suas obrigações por um ano. No entanto, após um ano de paciência estratégica, o Irã respeitou seus direitos ao abrigo dos artigos 26 e 36 do acordo e, a partir de 8 de maio de 2019, suspendeu, em etapas, a execução de parte de suas obrigações.

Sem mudar a situação, o Parlamento do Irã aprovou, em 2 de dezembro de 2020, a lei "Plano de ação estratégica para suspender as sanções e proteger os interesses do povo iraniano". A lei obriga o governo a suspender gradualmente a implementação de todos os compromissos voluntários do acordo, a não ser que as outras partes cumpram integralmente suas obrigações.

O caminho a seguir

O Irã, apesar de todas as irresponsabilidades do Ocidente no tratado, está agora pronto para chegar a um bom acordo com o P4 + 1 [grupo formado por China, Rússia, França, Reino Unido e Alemanha], a fim de mostrar boa vontade e com o objetivo de eliminar sanções unilaterais e ilegais.

Nunca devemos esquecer que a Casa Branca é a principal causa da situação atual e foi o Irã que deixou o acordo vivo. O fato é que sem a eliminação de todas as sanções, não há caminho de volta para os EUA.

A Resolução 2231 apela a todos os membros para "tomarem as medidas que possam ser apropriadas para apoiar a implementação do acordo e se absterem de ações contrárias ao acordo nuclear". O objetivo deve ser a implementação plena do acordo, para normalizar as relações comerciais estáveis com Irã.

O Irã está preparado para suspender suas medidas retaliatórias se houver garantias e revisão dos danos, além da eliminação efetiva e verificável das sanções.

O possível retorno dos EUA ao acordo não será de interesse para nós. O Irã não aceitará entrar em negociações sobre questões além do JCPOA. Esta oportunidade não é uma janela que ficará aberta para sempre. Junto com fortes esforços diplomáticos para remover as sanções, o Irã tem planos eficazes para neutralizar as sanções. Sem dúvida, Teerã está empenhado em proteger as realizações de seus cientistas.

O Irã trabalhará com vontade genuína e boa-fé na nova rodada de negociações de Viena para chegar a um acordo confiável que efetivamente levará à eliminação das sanções. A equipe de negociação nuclear iraniana está ativamente presente em Viena e atende aos interesses e direitos do povo iraniano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.