Descrição de chapéu China Coronavírus Ásia

Dois casos de ômicron fazem cidade de 14 milhões de habitantes na China iniciar campanha de testes

Moradores de Tianjin, no norte do país, são aconselhados a não viajar por motivos desnecessários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Shenzen (China) | Reuters

Tianjin, no norte da China, começou a fazer testes para detecção do coronavírus em sua população de cerca de 14 milhões de habitantes neste domingo (9), após encontrar dois casos da variante ômicron.

De acordo com o governo local, os moradores de quatro distritos seriam testados nas próximas 24 horas, e o restante dos habitantes da cidade o faria no dia seguinte.

Homem segura criança enquanto pessoa em equipamento de proteção insere cotonete na boca da criança
Profissional de saúde faz teste de Covid em criança em Tianjin, no norte da China - Li Ran - 9.jan.22/Xinhua

As autoridades locais recomendaram aos moradores não deixar a cidade por motivos desnecessários. A população só receberá passes de viagem após obter resultado negativo para a Covid. Até o momento, a cidade não foi colocada em lockdown.

O surto de ômicron em Tianjin representa uma ameaça para Pequim e para as Olimpíadas de Inverno, que serão sediadas na capital chinesa em fevereiro, já que muitas pessoas viajam entre as duas cidades para trabalhar, afirmou o jornal estatal Global Times, citando um imunologista que não teve o nome divulgado.

Assim, moradores de Pequim foram orientados a evitar viagens a Tianjin, informou a agência de notícias estatal Xinhua. A variante ômicron, identificada pela primeira vez em novembro na África do Sul, é mais transmissível que a cepa original do vírus causador da Covid-19. O primeiro caso provocado pela mutação na China foi encontrado em dezembro, na cidade de Guangzhou, no sul do país.

A China registrou 165 casos de Covid neste sábado (8) e 159 na sexta (7), informaram autoridades do país no domingo. O país, que vem adotando restrições duras para conter a disseminação do vírus, soma, oficialmente, 4.536 mortes por Covid e mais de 103 mil casos da doença desde o início da pandemia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.