Descrição de chapéu Rússia

Leitura dramática retrata primeira guerra de independência da Ucrânia

Em vídeo, Alexandre Borges lê trechos de 'Os Dias dos Turbin', de Bulgákov, sobre o impacto do conflito numa família de Kiev

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em meio à guerra na Ucrânia, a Folha convidou o ator Alexandre Borges para ler trechos de duas cenas da peça "Os Dias dos Turbin", de Mikhail Bulgákov (1891-1940).

Em 1918, meses após a Revolução Russa, a Alemanha dá apoio para uma Ucrânia independente liderada por Skoropádski, que se declara hétmã, título histórico do chefe dos cossacos.

Com a derrota alemã na Primeira Guerra Mundial, o nacionalista ucraniano Petliura se rebela contra o hétmã. Em Moscou, os bolcheviques se preparam para avançar contra ambos.

É com esse pano de fundo que se passa a peça de Bulgákov, também autor do romance "O Mestre e Margarida". Nascido e formado em Kiev, ele foi convocado como médico militar no conflito contra os bolcheviques.

"Os Dias dos Turbin" estreou em 1926 no Teatro de Arte de Moscou. Criticado na imprensa soviética, chegou a ser tirado de cartaz por três anos, mas retornou e, até 1941, somou 987 apresentações.

A peça mostra o impacto da guerra civil sobre o coronel Aleksei Turbin e seus irmãos. Ele é designado para comandar uma divisão do hétmã, contra Petliura, mas gostaria de enfrentar, na verdade, os bolcheviques.

A gravação foi no Teatro de Arte Israelita Brasileiro (Taib), na Casa do Povo, no Bom Retiro, em São Paulo, em 19 de março.

Leitura dramática de trechos de 'Os Dias dos Turbin'

  • Autor Mikhail Bulgákov
  • Direção Nelson de Sá
  • Tradução Irineu Franco Perpetuo
  • Fotografia e edição Henrique Santana
  • Editora da TV Folha Beatriz Peres
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.