Avião pega fogo após deixar pista durante tentativa de decolagem na China

Acidente não deixou mortos, apenas feridos sem gravidade, de acordo com a companhia aérea

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim | AFP

Um avião da Tibet Airlines pegou fogo na manhã desta quinta (12) no aeroporto chinês de Chongqing, no sudoeste do país, depois de sair da pista, de acordo com a companhia aérea. Todos os passageiros e tripulantes foram retirados, e o acidente não deixou feridos com gravidade ou mortos.

O voo, com 113 passageiros e nove membros de tripulação, estava indo de Chongqing para Nyingchi, cidade no Tibete, quando a equipe de comando detectou irregularidades e suspendeu a decolagem, fazendo com que a aeronave saísse da pista, o que causou o incêndio, disse a empresa.

Avião em pista de pouso com a parte frontal chamuscada após incêndio
Avião pega fogo ao tentar decolar na China - Liu Chan/Xinhua

Imagens compartilhadas em redes sociais e divulgadas em meios estatais chineses mostraram chamas se espalhando pela asa do avião enquanto passageiros assustados fugiam do local pela pista. Não foi possível comprovar a origem das cenas de forma independente.

"Todos os passageiros e tripulantes foram retirados com segurança", disse a Tibet Airlines em comunicado. "Os passageiros feridos sofreram apenas ferimentos leves e foram enviados ao hospital para tratamento."

De acordo com a administração do aeroporto, cerca de 40 pessoas precisaram ser encaminhadas a centros de saúde próximos. As operações no terminal voltaram à normalidade pouco depois.

De acordo com a agência AFP, citando o site especializado Airfleets.net, o avião era um Airbus A319, de primeiro voo feito em final de 2012.

O incidente ocorre semanas após um voo da China Eastern entre Kunming e Guangzhou despencar mais de 8.000 metros e se chocar com a encosta de uma montanha, matando todas as 132 pessoas a bordo.

Até agora, nenhuma explicação foi oferecida para o desastre, o mais mortal em 30 anos na China.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.