Descrição de chapéu América Latina

Papa brinca com mexicanos e pede 'um pouco de tequila' para dor no joelho

Vídeo em que Francisco conversa com seminaristas se tornou viral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cidade do Vaticano | AFP

O papa Francisco brincou com seminaristas mexicanos que lhe perguntaram sobre sua dor no joelho e sugeriu que "um pouco de tequila" resolveria o problema, provocando gargalhadas dos religiosos.

Aos 85 anos, o pontífice sofre com uma osteoartrite que afeta um ligamento do joelho direito e, por isso, já precisou cancelar compromissos várias vezes no mês passado devido às dores no local.

Papa Francisco cumprimenta fiéis após missa no Vaticano
Papa Francisco cumprimenta fiéis após missa no Vaticano - Remo Casilli - 15.mai.22/Reuters

A cena, que viralizou, foi gravada durante a audiência geral das quartas-feiras, no Vaticano. ​"Papa, como está o seu joelho?", questiona um dos seminaristas. "Muito caprichoso", responde o pontífice, ao falar das dores que o levaram a usar cadeira de rodas num evento público em maio e a adiar uma viagem ao Líbano.

Na sequência, o seminarista diz: "Mas obrigado por seu sorriso, por sua alegria por estar aqui, apesar dos incômodos. Você dá um grande exemplo aos futuros padres". Do papamóvel, Francisco responde com um olhar travesso: "Sabe do que preciso para a perna? De um pouco de tequila". "Se um dia formos a Santa Marta, traremos uma garrafinha", diz um seminarista, referindo-se à residência de Francisco no Vaticano.

Não é a primeira vez que o argentino brinca com quem o cumprimenta durante a audiência geral. Em janeiro, ele explicou seus problemas de saúde aos fiéis. "É algo temporário. Dizem que isso acontece apenas com as pessoas mais velhas. Não sei por que aconteceu comigo", concluiu.

Francisco também já fez troça com outra bebida: a cachaça. Nesse caso, porém, disse que não queria bebê-la. "Que bom poder estar aqui! Queria bater em cada porta, dizer 'bom dia', pedir um copo de água, beber um cafezinho —e não um copo de cachaça!", disse em uma favela carioca em julho de 2013.

Em maio do ano passado, voltou a citar a bebida. "Vocês não têm salvação. Muita cachaça e nada de oração", afirmou, com um sorriso, a um padre brasileiro, depois da audiência geral no Vaticano.

Problemas de saúde

Além da osteoartrite, o papa tem problemas crônicos no nervo ciático, que costumam causar fortes dores, e foi submetido a uma operação no cólon em julho. A hemicolectomia esquerda, procedimento em que uma parte do cólon é removida— foi feita para tratar uma estenose diverticular, doença em que se formam "bolsas" na camada muscular do cólon. Trata-se de um diagnóstico mais comum em idosos.

Francisco tem ainda cálculos biliares —condição na qual as substâncias que formam a bílis, líquido que atua na digestão de alimentos, solidificam-se— e teve um problema cardíaco em 2004, após estreitamento de uma artéria. Problemas no fígado foram resolvidos nos últimos anos com uma mudança na dieta.​

Política e ideologia

Nesta segunda (16), a membros da organização francesa Fraternidade Política Chemin Neuf, o papa falou sobre o que considera ser "o verdadeiro significado da política, em especial para os cristãos".

"A política é acima de tudo a arte do encontro", disse. "Uma vez que o Evangelho nos pede para amar os nossos inimigos, não posso me contentar com um diálogo superficial e formal, como aquelas negociações muitas vezes hostis entre partidos políticos. Somos chamados a viver o encontro político como um encontro fraterno, especialmente com os que concordam menos conosco." O papa disse ainda que é preciso confrontar as ideias com a realidade. "A realidade é mais importante que a ideia. Portanto, encorajo o compromisso com os migrantes e a ecologia. Não se pode fazer política com ideologia."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.