Descrição de chapéu América Latina

Petro venceu em Bogotá, no litoral e entre colombianos no Brasil; veja mapa da votação

Derrotado no 2º turno, Hernández obteve mais votos na região central do país e entre imigrantes nos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Gustavo Petro foi eleito na Colômbia com 3,13 pontos percentuais a mais que o populista Rodolfo Hernández, a menor diferença entre finalistas da eleição presidencial no país em 28 anos.

O mapa da votação mostra que a polarização também é visível nas diferentes partes do país: cada um dos candidatos venceu em 17 departamentos, com Hernández concentrado no interior e no leste do país, e Petro, na região litorânea, no sul e na capital —onde obteve 50% a mais de votos que o adversário.

Apoiadores de Gustavo Petro comemoram vitória do candidato esquerdista em Bogotá
Apoiadores de Gustavo Petro comemoram vitória do candidato esquerdista em Bogotá - Luisa Gonzalez - 19.jun.22/Reuters

Além de Bogotá, cidade da qual foi prefeito, Petro levou outras três grandes cidades: Barranquilla, Cali e Cartagena. Já Hernández triunfou no segundo maior município colombiano, Medellín, com quase o dobro dos votos do eleito, e na cidade da qual já foi prefeito, Bucaramanga, localizada em Santander, região em que nasceu e reduto eleitoral do populista —neste departamento, alcançou quase 73% dos votos.

Em Medellín e no departamento de Antioquia, Hernández ganhou impulso ao ser apoiado pelo candidato Frederico "Fico" Gutiérrez, que havia vencido o primeiro turno nesta parte do país, em 29 de maio.

Hernández também foi o candidato favorito da diáspora colombiana: mais de 60% dos 300 mil cidadãos que votaram em consulados fora do país escolheram o nome dele, enquanto só 37,2% optaram por Petro.

Nos EUA, o apoio ao populista chega a quase 80%. Já os 2.269 colombianos que foram às urnas em consulados no Brasil elegeram Petro, com vantagem acima da média geral: 62,47%, contra 35,96%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.