Descrição de chapéu Rússia

Putin, Biden e Macron lamentam morte de Gorbatchov; veja repercussão

Último líder da União Soviética morreu nesta terça, aos 91 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

O presidente russo Vladimir Putin expressou suas "mais profundas condolências" em reação à morte do antigo líder soviético Mikhail Gorbatchov nesta terça (30), aos 91 anos. A informação foi dada pelo porta-voz do Kremlin, Dimtri Peskov, à agência de notícias Interfax.

Mais tarde, Putin afirmou via Telegram que Gorbatchov teve um "enorme impacto no curso da história mundial" e que compreendeu como poucos a necessidade de reformas do país nos anos 1980, buscando soluções próprias para os problemas enfrentados pela União Soviética.

O presidente russo Vladimir Putin escuta o antigo presidente soviético Mikhail Gorbatchov durante uma coletiva de imprensa após uma reunião com o chanceler alemão Gerhard Schroeder no Palácio Schloss Gottorf, na cidade de Schleswig, no norte da Alemanha - Christian Charisius - 21.dez.04/Reuters

A relação entre o antigo líder soviético e o atual presidente russo data ao menos da primeira eleição de Putin, em 2000. Gorbatchov considerava necessárias as medidas que ele propunha para colocar a casa em ordem após a confusão que sucedeu o fim da União Soviética.

O apoio cessou, no entanto, em 2006, quando Gorbatchov passou a criticar Putin por suas tendências autoritárias crescentes. Nos últimos protestos a favor da democracia na Rússia, o ex-líder soviético pediu o afastamento do presidente, e chegou a chamá-lo de idiota no documentário "Gorbatchev.Céu", de 2020.

Outros chefes de Estado e figuras de destaque da política mundial também lamentaram a morte do líder, ressaltando a sua importância para o fim da União Soviética.

Joe Biden, presidente dos EUA

"Gorbatchov foi um homem de notável visão. Acreditou na glasnost e na perestroika não como slogans apenas, mas como um caminho para o povo soviético depois de anos e isolamento e privação. Foram ações de um líder raro —de um com a imaginação para ver que um futuro diferente era possível e com a coragem de arriscar sua carreira para conseguir isso. O resultado foi um mundo mais seguro e mais liberdade para milhões de pessoas."

Emmanuel Macron, presidente francês

"Minhas condolências pela morte de Mikhail Gorbatchov, homem de paz cujas escolhas abriram caminho para a liberdade russa. Seu compromisso com a paz na Europa mudou nossa história comum."

Boris Johnson, primeiro-ministro britânico

"A notícia da morte de Gorbatchov me entristece. Sempre admirei a coragem e a integridade que ele demonstrou ao guiar a Guerra Fria a uma conclusão pacífica. Em um tempo como este, de agressão de Putin à Ucrânia, seu comprometimento incansável com a abertura da sociedade soviética segue sendo um exemplo para todos nós."

Papa Francisco

"Gostaria de expressar minhas sinceras condolências a todos os parentes e a todos que o viram como um respeitado estadista. Recordando com gratidão seu compromisso visionário com a harmonia e a fraternidade entre as nações, bem como o desenvolvimento de seu país em uma época de mudanças importantes."

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia

"Mikhail Gorbatchov foi um líder respeitado e confiável. Sua atuação foi crucial para acabar com a Guerra Fria e derrubar a Cortina de Ferro. Ele abriu caminho para uma Europa livre. Seu legado não será esquecido."

António Guterres, secretário-geral da ONU

"Estou profundamente triste com a morte de Mikhail Gorbatchov, um político único que mudou o curso da história. Ele fez mais do que qualquer outra pessoa para dar à Guerra Fria uma resolução pacífica. [...] O mundo perde um líder global imponente, um multilateralista comprometido, e um incansável advogado da paz."

Governo brasileiro

"Ao receber a primeira visita de um presidente brasileiro a Moscou, em 1988, o ex-presidente Gorbatchov contribuiu para o fortalecimento das relações bilaterais. O Governo brasileiro transmite ao governo da Federação da Rússia e aos familiares do ex-presidente Gorbatchov suas mais sinceras condolências."

Henry Kissinger, ex-secretário de Estado dos EUA

"O povo do Leste Europeu e os alemães, e afinal o povo russo, devem a ele gratidão pela inspiração e coragem de levar à frente suas ideias de liberdade. [...] Ele será lembrado pela história como um homem que deu início a transformações históricas que acabaram por beneficiar a humanidade e o povo russo." [em entrevista à BBC Newsnight]

Fundação e Instituto Reagan

"A Fundação e Instituto Reagan lamenta a perda do antigo líder soviético Mikhail Gorbatchov, homem que um dia foi adversário de Ronald Reagan e que acabou se tornando um amigo dele. Nossos pensamentos e preces vão para a família de Gorbatchov e o povo russo."

Arnold Schwarzenegger, ator e ex-governador da Califórnia

"Um ditado antigo diz: 'jamais conheça seus heróis'. Acho que esse é um dos piores conselhos de que já tive notícia. Mikhail Gorbatchov era um dos meus heróis, e foi uma honra e uma alegria conhecê-lo. Tive a sorte inacreditável de chamá-lo de amigo. Todos nós podemos aprender com sua vida fantástica."

Condoleezza Rice, ex-secretária de Estado dos EUA

"A notícia da morte de Mikhail Gorbatchov me entristece. Ele foi um homem que tentou dar uma vida melhor a seu povo. Sem ele e sua coragem, não teria sido possível acabar a Guerra Fria de forma pacífica."

James Baker 3º, ex-secretário de Estado dos EUA

"A história lembrará de Mikhail Gorbatchov como um gigante que levou sua enorme nação em direção à democracia. Ele exerceu um papel crítico na conclusão pacífica da Guerra Fria ao optar por não usar a força para manter seu império unido. O mundo livre sente muito a sua falta."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.