Furacão Ian dá projeção a chefe da defesa civil dos EUA; reconstrução levará anos, diz Biden

Primeira mulher a chefiar Fema equilibra disputas políticas; fenômeno é o mais mortal na Flórida desde 1935, diz jornal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington

Em quase três décadas trabalhando em resposta a emergências, a chefe da defesa civil dos EUA, Deanne Criswell, aprendeu lições úteis para lidar com os impactos tremendos do furacão Ian, mas também com o jogo político que desastres assim carregam.

Primeira mulher a ocupar a direção da Fema (Agência Federal de Gestão de Emergências, na sigla em inglês), Criswell tem equilibrado os pratos entre o republicano radical Ron DeSantis, governador da Flórida, e o presidente democrata Joe Biden, que viajou ao estado atingido pelo Ian nesta quarta-feira (5).

Deanne Criswell, chefe da defesa civil dos Estados Unidos, em entrevista à imprensa - Kevin Dietsch/Getty Images/AFP

O episódio mais público ocorreu no domingo (2), quando ela precisou esclarecer uma frase da vice-presidente americana. "As comunidades de renda mais baixa e as de pessoas não brancas são as mais impactadas por esses eventos extremos e por problemas que não causaram", afirmara Kamala Harris na sexta (30). "A maneira de resolver isso é distribuindo recursos com base em equidade."

A fala gerou uma série de reações, como a do senador Rick Scott, que afirmou que a política havia pedido ao Fema que "tratasse de forma diferente as pessoas com base na cor de sua pele". Coube a Criswell ir a público amainar a tensão. "Eu me comprometi com o governador, com vocês aqui, que todos os cidadãos da Flórida poderão conseguir a ajuda disponível por meio de nossos programas", afirmou.

A própria Casa Branca agiu para baixar potenciais atritos entre Biden e DeSantis. Segundo a porta-voz Karine Jean-Pierre, "haverá muitas oportunidades para debater as diferenças entre os dois, mas esse não é o momento".

Nesta quarta, o democrata sobrevoou com a mulher, Jill, as áreas mais atingidas de Fort Myers, no sudoeste da Flórida —o número de mortos pelo Ian já passa de cem, e milhares de pessoas continuam sem energia elétrica. Reportagem do jornal The Washington Post apontou que a maior parte das vítimas morreu afogada, e que a contagem faz do furacão o mais mortal no estado desde 1935.

Segundo o presidente, o governo federal financiará por dois meses a remoção de escombros e obras emergenciais, mas serão necessários anos para a reconstrução de tudo o que foi destruído.

Com a crise, Criswell ganhou exposição, participou de entrevistas coletivas na Casa Branca e, mesmo subordinada ao Departamento de Segurança Interna, abriu canal direto com Biden. Em agenda pública na última semana, o democrata chegou a dizer que ela era "a pessoa mais valiosa" na ocasião.

O gesto público de reconhecimento ecoou um cumprimento feito 17 anos atrás por outro presidente, George W. Bush, ao então diretor da Fema, Michael Brown. "Brownie, você tem feito um trabalho bom dos diabos ['heck of a job']", disse, em referência à resposta ao furacão Katrina, em 2005. O órgão, no entanto, era alvo de fritura por não reagir adequadamente à tragédia, que deixou mais de 1.800 mortos, e a deferência do presidente foi alvo de críticas —Brown depois deixaria o posto.

Com a exposição recente, Criswell já tem também as próprias polêmicas. No domingo, disse à CNN que a população deveria contratar seguros contra enchentes se quiser viver no litoral, o que foi tido como insensível por parcela da imprensa local.

O presidente Joe Biden e o governador Ron DeSantis conversam com moradores de Fort Myers atingidos pelo furacão Ian na Flórida - Olivier Douliery - 5.out.22/AFP

"Se você vive perto da água ou onde chove, certamente pode haver enchentes", afirmou. "Não é porque você não é obrigado a contratar seguro contra enchentes que significa que você não tem a opção de contratá-lo. As pessoas precisam entender o risco potencial —ao longo da costa, no interior, no leito de um rio ou em área de tornados."

Antes do Ian, o trabalho mais importante de Criswell no cargo, que assumiu em abril de 2021, foi a coordenação da ajuda federal na crise hídrica no Mississippi, entre agosto e setembro. Na ocasião, após enchentes e problemas de infraestrutura, os moradores da capital do estado, Jackson, passaram dias sem água potável nas torneiras.

Ela começou a carreira no Colorado e integrou por 21 anos a Guarda Aérea Nacional, atuando em operações no Kuwait, após o 11 de Setembro, e no Qatar. Também chefiou o Departamento de Gerenciamento de Emergências de Nova York entre 2019 e 2021, período que se tornou crítico com a pandemia de Covid-19, que atingiu a cidade de forma especialmente severa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.