Descrição de chapéu Folhajus

Inglaterra transmite pela 1ª vez na TV sentença de condenada à prisão perpétua

Leitura da pena de Jemma Mitchell, que matou e decapitou amiga por dinheiro, foi televisionada pelo Old Bailey

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guarulhos

Pela primeira vez na história do país, a Inglaterra transmitiu pela TV nesta sexta (28) o anúncio da sentença de uma ré condenada à prisão perpétua por assassinato. Trata-se de Jemma Mitchell, 38, presa por matar e decapitar Mee Kuen Chong, 67, no ano passado.

A leitura da sentença, feita pelo juiz Richard Marks KC, foi transmitida pelo Tribunal Central Criminal de Londres, conhecido como Old Bailey. O magistrado disse que Mitchell, que se autodenomina curandeira, cometeu um crime com "aspectos arrepiantes".

Fachada do Tribunal Central Criminal, em Londres, no Reino Unido - May James - 21.mar.22/Reuters

Mitchell cresceu na Austrália ao lado da mãe, uma funcionária do Ministério das Relações Exteriores britânico. Ela matou Chong na casa da vítima e, duas semanas depois, deixou o corpo decapitado e em decomposição em uma floresta na cidade de Salcombe, a 320 quilômetros do local do crime.

O juiz Marks condenou Mitchell à prisão perpétua com ao menos 34 anos na cadeia —a lei local dita que magistrados precisam especificar, nesses casos, o período mínimo que o condenado deverá ficar preso até que tenha o direito de recorrer da pena perpétua.

Segundo os argumentos da promotoria, Mitchell se tornou amiga da vítima, que era viúva e frequentava assiduamente a igreja. Ela teria a matado e também forjado um testamento para tentar herdar a maior parte das posses de Chong —avaliadas em 700 mil libras (R$ 4,3 milhões).

"Você não mostrou absolutamente nenhum remorso; o tamanho de seu crime é profundamente chocante, ainda mais dada sua aparente devoção religiosa e o fato de Chong ser uma boa amiga", disse o juiz ao anunciar a pena, segundo relato da rede BBC e do jornal The Guardian.

O corpo de Chong foi encontrado em uma floresta em Salcombe por um turista, e sua cabeça foi descoberta perto dali dias depois. A autópsia não conseguiu determinar a causa da morte devido ao nível de decomposição do corpo, mas determinou que houve uma fratura no crânio.

Retrato de Jemma Mitchell, 38 - Divulgação/Polícia Metropolitana de Londres

Chong também tinha costelas quebradas, provavelmente devido à forma como Mitchell colocou seu corpo em uma mala de viagem para transportá-lo. Mitchell nega ser culpada pelo crime.

A família de Chong acompanhou o anúncio de sentença virtualmente, da Malásia. Sua irmã, Amy, falou durante a audiência, quando disse que não tem conseguido dormir ao pensar na morte "horrível e trágica".

"Ainda não entendemos como ela morreu; ela sofreu? Esse mistério vai me assombrar para sempre", disse Amy, de acordo com a mídia local.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.