Descrição de chapéu Venezuela América Latina

Diálogo entre ditadura da Venezuela e oposição será retomado, diz Gustavo Petro

Fórum em Paris reúne representantes das duas partes e líderes latino-americanos e europeus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires

A ditadura da Venezuela e a oposição avançaram mais um passo em direção da retomada dos diálogos nesta sexta-feira (11), em Paris, no chamado Fórum da Paz. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou que a mesa de negociações entre as partes deve ser reativada nos próximos meses.

O líder esquerdista falou após uma reunião na qual também estavam o chanceler colombiano, Alvaro Leyva, o presidente e o chanceler da Argentina, Alberto Fernández e Santiago Cafiero, o líder chavista Jorge Rodríguez, o negociador opositor Gerardo Blyde e uma representante do governo da Noruega —país que vinha participando como garantidor dos diálogos no México ora suspensos.

Em declaração a jornalistas, Petro afirmou que defendeu a anistia de "todos os presos políticos" do país vizinho e o "desbloqueio da economia venezuelana", referindo-se ao fim das sanções internacionais impostas ao regime.

O argentino Alberto Fernández, o francês Emmanuel Macron e o colombiano Gustavo Petro em fórum em Paris - Christophe Ena - 11.nov.22/Pool/AFP

Sob o esquerdista, a Colômbia retomou as relações diplomáticas com a Venezuela. No começo do mês o político se encontrou com o ditador Nicolás Maduro em Caracas, quando defendeu a necessidade de integração e do fortalecimento regional.

Segundo Petro disse nesta sexta, também foi discutida no encontro a realização um pleito livre no país em 2024, data que consta do calendário eleitoral do país. A ditadura ainda não confirmou o processo, mas vem acenando com a possibilidade dele sob um acordo com a oposição —uma das condições impostas para isso seria o alívio de parte das sanções contra o país.

"A anistia seria para todos aqueles que estejam presos por razões políticas. A negociação no México deve levar a garantias de que todos possam participar do pleito, se assim o desejarem", disse o presidente colombiano.

Ainda segundo Petro, Blyde teria insistido na defesa de garantias e na observação atenta de atores internacionais sobre os processos em Caracas e no México. Também citou a necessidade de uma desescalada na perseguição a opositores e de respeito às recomendações do sistema interamericano de direitos humanos.

"Espero que possamos dar boas notícias [sobre a retomada das negociações] em breve", disse o representante da oposição, citando "vontade de ambas as partes" para isso. Enviado de Maduro e líder da Assembleia Nacional chavista, Rodríguez elogiou o evento de Paris. "Estamos avançando, indo bem. O encontro permitiu ajudar e acompanhar esse esforço pela reativação do diálogo", disse à agência de notícias AFP.

Um comunicado conjunto assinado por Petro, Fernández e o francês Emmanuel Macron pediu que ambos os lados retomem as negociações, "como única forma" de resolver a crise na Venezuela. Eles ainda prometeram apoiar o processo. Não houve, porém, assinatura de um documento ratificando os termos da negociação.

Nicolás Maduro vem experimentando uma fase de certa recuperação de sua imagem, ante o desgaste da oposição —fraturada sob a liderança de Juan Guaidó— e a indicação, manifestada por governos do Ocidente a exemplo do americano e do francês, da necessidade de recorrer à produção de petróleo do país num momento de crise energética desencadeada pela Guerra da Ucrânia.

O chavismo e a oposição empreenderam negociações no México após iniciativas fracassadas em 2018, na República Dominicana, e 2019, em Barbados. Maduro congelou as conversas em outubro do ano passado após a extradição para os Estados Unidos de Alex Saab, empresário próximo ao regime acusado de lavagem de dinheiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.