Descrição de chapéu terrorismo

Estado Islâmico anuncia morte do segundo líder em um ano

Abu al-Hassan al-Hashemi al-Quraishi havia assumido a chefia da organização terrorista em março

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cairo | Reuters

O líder do Estado Islâmico, Abu al-Hassan al-Hashemi al-Quraishi, foi morto em combate, disse um porta-voz do grupo jihadista em uma mensagem de áudio publicada num canal do Telegram nesta quarta (30).

A declaração afirma que o líder morreu "enquanto lutava contra os inimigos de Deus", sem dar mais detalhes, acrescentando que o novo "califa dos muçulmanos" —como a organização terrorista denomina seus chefes— será Abu al-Husayn al-Husayni al-Quraishi.

O nome al-Qurashi está associado ao de famílias que se declaram descendentes de Maomé, característica essencial para que um homem possa ser considerado califa.

Abu Ibrahim al-Hashimi al-Quraishi, líder do Estado Islâmico
Abu Ibrahim al-Hashimi al-Quraishi, líder do Estado Islâmico - Reprodução

Segundo as Forças Armadas dos Estados Unidos, Hashemi morreu em uma operação do chamado Exército de Libertação Síria, grupo rebelde que luta contra o ditador Bashar al-Assad, na província de Daraa, em meados de outubro.

O comunicado, divulgado nesta quarta, afirma que o EI "continua sendo uma ameaça para a região" e que as forças americanas e seus parceiros "seguem focados na derrota duradoura" da organização.

A Casa Branca celebrou a notícia da morte. "Damos as boas-vindas ao anúncio de que outro líder do EI não está mais andando na face da Terra", afirmou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, acrescentando que a inteligência ainda estava analisando os relatórios sobre o caso.

Hashemi é o segundo líder do EI morto neste ano. Seu antecessor, Abu Ibrahim al-Hashimi al-Quraishi, detonou o cinto explosivo que levava junto ao corpo em fevereiro, durante uma operação dos EUA na Síria.

Nascido no Iraque, Hashemi era irmão do ex-califa do EI Abu Bakr al-Baghdadi, morto em 2019, e se juntou ao terrorismo após a ação dos EUA que levou à queda do ditador iraquiano Saddam Hussein em 2003.

Ele também foi chefe da Shura, conselho que orienta a estratégia do EI e decide a sucessão da liderança quando um califa é morto ou capturado. Na época de sua nomeação como califa, duas autoridades de segurança do Iraque e uma fonte ligada a serviços de segurança do Ocidente disseram à agência de notícias Reuters que o nome verdadeiro de Hashemi era Juma Awad al-Badri.

O Estado Islâmico emergiu do caos da guerra civil na Síria na última década e assumiu vastas áreas do país e do Iraque em 2014. De uma mesquita na cidade iraquiana de Mossul, Baghdadi declarou um califado islâmico naquele ano e se proclamou califa de todos muçulmanos.

O regime brutal, que matou e executou milhares de pessoas em nome de sua interpretação radical do islã, chegou ao fim em Mossul quando forças iraquianas e internacionais derrotaram o grupo em 2017. Nos últimos anos, os milhares de militantes remanescentes vivem escondidos, mas ainda são capazes de realizar ataques significativos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.