Bento 16 é velado no Vaticano com fila de milhares de pessoas

Corpo do papa emérito ficará exposto à visitação até o funeral, na quinta, conduzido por Francisco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Milão

O velório do papa emérito Bento 16 começou, na manhã desta segunda-feira (2), com uma longa fila de pessoas à espera de entrar na Basílica de São Pedro, no Vaticano, para homenagear o alemão, morto no último sábado (31), aos 95 anos.

O corpo ficará exposto por três dias, até o fim da quarta (4). O funeral será celebrado pelo papa Francisco na quinta (5).

Segundo a polícia do Vaticano, 65 mil pessoas, entre fiéis e curiosos, passaram pela basílica neste primeiro dia de abertura do local ao público. A fila foi organizada na praça São Pedro, onde foi montado um esquema de controle com detectores de metal.

Fiéis em fila na parte externa da Basílica de São Pedro para o velório de Bento 16, no Vaticano
Fiéis em fila na parte externa da Basílica de São Pedro para o velório de Bento 16, no Vaticano - Guglielmo Mangiapane/Reuters

Órgãos de segurança da capital italiana estimavam que 35 mil pessoas podem passar pela região por dia. Para o funeral, a estimativa é de até 60 mil pessoas.

O volume é bastante inferior ao público que participou das cerimônias de despedida do papa João Paulo 2º, em 2005, quando mais de 3 milhões de pessoas marcaram presença nos cinco dias de velório e funeral.

O corpo de Bento 16 chegou à basílica por volta das 7h (3h, no horário de Brasília) desta segunda, transportado do mosteiro Mater Ecclesiae, nos jardins do Vaticano, onde o religioso vivia desde que renunciou ao papado, em 2013.

Joseph Ratzinger está vestido com os adereços litúrgicos de cor vermelha e o chapéu mitral, mas sem o pálio, a faixa de lã branca usada por um papa sobre os ombros. Nas mãos, segura um terço.

Antes da abertura da basílica ao público, às 9h do horário local, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e a primeira-ministra Giorgia Meloni estiveram no velório.

Na manhã de quinta, a missa que será celebrada pelo papa Francisco é considerada inédita por ser a primeira vez que um papa realiza o funeral de seu antecessor. O evento, aberto ao público, acontecerá na praça em frente à basílica, onde já está sendo montado o altar. Autoridades internacionais são aguardadas para o evento, como o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier.

Em seguida, Bento 16 será enterrado, a seu pedido, na cripta da basílica, onde já esteve o túmulo de João Paulo 2º –após sua beatificação, em 2011, o corpo foi transferido para uma capela do complexo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.